Atividades

 

Educação Ambiental

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

Por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEDA), buscamos cumprir  e estimular a ampliação e o aprofundamento da educação ambiental em todos os municípios do Estado da Paraíba, contribuindo para a construção de territórios sustentáveis e pessoas comprometidas e realizadas. Dentre as várias atividades destacam- se:

 Sudema na Escola é Toda Semana

Aplicação da Educação Sócioambiental na comunidade escolar e atores envolvidos na gestão de resíduos sólidos e direcionar a escola como instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e tema transversal do Plano Nacional, de modo a servir de exemplo de execução e apoio ao processo participativo de formulação, desenvolvimento e monitoramento dos planos de resíduos sólidos, em especial quanto à reflexão sobre à prática pedagógica pertinente, ao planejamento e a realização dos processos de gestão, evidenciando-se como fonte de articulação de ações e de oportunidade e sinergia junto aos diversos setores envolvidos na gestão de resíduos sólidos. O projeto contemplam escolas de João Pessoa, Lucena e Patos 

Curso de Reeducação Ambiental para Infratores 

O curso é obrigatório e destinado às pessoas que cometeram infrações como poluição sonora, desmatamento e transporte de material ilegal. Todos os participantes fazem uma prova escrita e/ou oral e desenvolvem uma apresentação em instituição ou estabelecimento de ensino, órgão público ou empresa privada, onde são acompanhados e avaliados pelo corpo técnico da Sudema.

O treinamento tem duração de 20 horas e segue deliberações do Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Paraíba (Copam) e acontecem nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Projeto "Saco de Leite Vazio não é Lixo" 

Visa reaproveitar os 23 milhões de sacos de leite que são distribuídos mensalmente pelo governo federal em parceria com os governos estaduais para a população de baixa renda. O projeto reaproveita os saquinhos vazios para servir de berço para o plantio de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas e ornamentais a custo zero já que o destino da maioria desses sacos vazios era os lixões.

Evite Queimadas (Parceria com a ENERGISA)

Estimular a compreensão dos incidentes ambientais de uma forma regionalizada, sem perder de vista que esses problemas são integrados e o ato da queima representa conseqüências para a saúde da população local, para o meio ambiente assim como o aquecimento global. Conscientizar o cidadão sobre a importância da sua atuação como agente multiplicador de práticas e atitudes comprometidas com a preservação e solução dos problemas ambientais. 

Programa para Formação de Monitores Ambientais para Unidades de Conservação do Estado

Este projeto busca frente às necessidades de uso e conservação das UCs Estaduais, adquirir uma equipe multidisciplinar para elaborar e executar um Plano de Educação Ambiental para públicos diversos (professores, alunos e população em geral) pela necessidade de fazer um uso adequado dos recursos naturais, utilizando o lugar enquanto ferramenta pedagógica para a Educação Ambiental e Patrimonial frente aos moradores e/ou visitantes das mesmas, de forma a buscar uma reversão do quadro de degradação crescente da história e memória nos locais.

 Projeto Nossa Praia 

O projeto Nossa Praia é um projeto de Educação Ambiental para toda a população e gestores dos municípios litorâneos do Estado da Paraíba, tendo o intuito de despertar a necessidade urgente de aplicar práticas corretas sustentáveis, prestando serviços ao meio ambiente segundo as leis ambientais. Além disto, os agentes multiplicadores que forem formados pelos técnicos da SUDEMA, deverão ter o compromisso sócio-ambiental para reeducar os frequentadores das praias quanto ao seu uso e descarte do lixo em prol da preservação das belezas naturais do Estado da Paraíba.

OFICINA REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PET  E OFICINA SABÃO CASEIRO ECOLÓGICO

A oficina de educação ambiental promovendo a reutilização de materiais tem como objetivo principal, promover a conscientização dos diversos públicos para o reaproveitamento de materiais descartados pela população. Esta oficina tem um caráter socioambiental pelo fato de contextualizar historicamente os problemas, considerando o ser humano como um ser social concreto, que interage com a natureza, mediatizado pelas suas relações histórico-culturais, analisando as causas e efeitos de sua ação no mundo e determinando as reais questões ambientais, entendendo criticamente as diferentes formas de acesso aos recursos dos diversos grupos sociais.

Contato:3221-9686

------------------------------------------------------------------------------------------

Fiscalização

Atua na análise e efetuam inspeções em estabelecimentos potencialmente poluidores, pauta ainda suas atividades principais por denuncias identificadas ou anônimas, atendendo a solicitações do Ministérios Público Estadual, Federal e acompanhamento dos empreendimentos licenciados. As ações são executadas por Policiais Militares que compõem os quadros do Batalhão da Polícia Ambiental.

A Divisão de Fiscalização abrange todo o estado da Paraíba, tendo além de João Pessoa os núcleos de Campina Grande e Patos.

 

Contato: 3218-5591 ou 88442191

-------------------------------------------------------------------------------------------------- 


Regula, ajusta e adéqua as atividades a serem desenvolvidas na implantação de empreendimentos no sentido de projetar um menor impacto ambiental ao ecossistema.
*Licenciamento

Contato: 3218-5591

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Monitoramento das águas

A Coordenadoria de Medições Ambientais ( CMA) é responsável pelo monitoramento da qualidade das água naturais, onde acompanha as alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água, decorrentes de atividades antrópicas e de fenômenos naturais.

As práticas relacionadas ao monitoramento da qualidade da água incluem as coletas de amostras de água em locais específicos, feita em intervalos regulares de tempo, de moro a gerar informações que possam ser utilizadas para a definição das condições presentes de qualidade de água.

 Balneabilidade

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Contato: 3218-5620

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Pesquisas, Geenciamentos e Estudos Ambientais

Os setores como Geoprocessamento,  Comissão Estadual de Gereciamento Costeiro (COMEG) e a Coordenadoria de Estudos Ambientais somam forças para que possamos gerenciar, proteger e registrar através de um conjunto de tecnologias a melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente . Dentre outras atividades são realizados por estar equipe os seguintes cadastramentos:

 SisPass e SisFauna

O cadastramento permite o controle sobre o manejo da fauna do Estado em conformidade com as leis ambientais. Ele é obrigatório para os criadores amadores e demais mantenedores de animais silvestres, buscando normalizar os sistemas e atender à população de modo que a gestão dos recursos faunísticos se dê de forma eficiente, garantindo o controle e a preservação das espécies da fauna brasileira.

Cadastro Ambiental Rural

São realizados os registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, sejam eles públicos ou privados, e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do território. A ação objetiva o  planejamento ambiental, monitoramento,  como também o combate ao desmatamento e  a regularização ambiental. A inscrição no CAR é obrigatória. 

Contato:

CEA

Coordenadoria de Estudos Ambientais 3218.5627

COMEG

Comissão de Gerenciamento Costeiro 3218.5600

Projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Paraíba

O trabalho já foi iniciado, haja em vista o nível de degradação  já constatado. Fotografias e levantamentos feitos, esperando as imagens de satélite para elaboração do projeto Executivo e iniciar o plantio. Educação ambiental nas escolas do entorno, reuniões com assentados e com o Fórum de Trabalhadores rurais, estão em andamento, haja vista que são parceiros fundamentais da tarefa de revitalizar nosso grande rio e sua importância no equilíbrio ecológico do Estado. O Rio Paraíba que nasce na Serra do Jabitacá, em Monteiro, forma a principal Bacia Hidrográfica do Estado,ocupando uma área de 20.071,83 km2

Contato: 3218-5849