Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Consumo de energia deve ser controlado durante quarentena; confira dicas

Notícias

Consumo de energia deve ser controlado durante quarentena; confira dicas

Com o isolamento social adotado nos últimos meses, muitas famílias podem estar sentindo seus reflexos na conta de energia. Em tempos como esse, é preciso ter um maior controle do consumo de energia dentro de casa, como forma de preservar o meio ambiente e conter os gastos da família.

Para isso, a coordenadora de educação ambiental da Sudema, Taciana Wanderley Cirilo, enumerou cinco dicas importantes para economizar energia. “A primeira dica é a mais básica: apague a luz. Ao sair de um ambiente, apague as luzes e evite acendê-las durante o dia, aproveitando a luz natural”, comentou.

Além disso, o ideal é que se tome banhos rápidos, tendo em vista que o chuveiro elétrico costuma gastar muita energia elétrica. Outro item responsável por um alto consumo é a máquina de lavar roupa, sendo interessante que a família acumule as peças para utilizá-la com menos frequência e em sua capacidade máxima.

“Outro hábito que muitas famílias têm é o de deixar os televisores ligados sem que tenha alguém assistindo, o que acaba gastando energia sem necessidade. É importante também diminuir a frequência com que se abre as portas de freezers e geladeiras, não colocar panos para secar atrás delas e verificar sempre se as borrachas de vedação desses equipamentos estão em bom estado”, finalizou.

Voltar para o topo