Notícias

Dia da Mata Atlântica é comemorado com trilhas no JBBM

publicado: 23/05/2019 09h26, última modificação: 23/05/2019 09h27
jbbm2.jpg

Neste sábado, 25, em comemoração ao Dia da Mata Atlântica, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio do Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM), realiza duas trilhas tendo como temática “Os sentidos da Mata Atlântica”. A atividade, que aberta ao público, objetiva mostrar as características desse bioma de maneira recreativa.

As trilhas acontecem em dois horários, às 9h e 10h30, para os visitantes. Serão disponibilizadas 10 vagas para cada turma que são distribuídas por ordem de chegada. Para fazer as atividades é necessário que todos estejam usando calças compridas e sapatos fechados. Sobre a atividade, a gestora do JBBM, Suênia Oliveira, explica “ A trilha temática vai proporcionar aos visitantes um contato mais direto com a Mata do Buraquinho, através do estímulo de todos os sentidos,tato, audição, olfato, paladar e visão”.

Mata Atlântica

O JBBM disponta como a maior reserva urbana natural de Mata Atlântica do Brasil, com 343 hectares de área das 515 do local conhecido como Mata do Buraquinho. A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno (período entre 56 e 34 milhões de anos atrás), quando os continentes já estavam relativamente dispostos como estão hoje.

O Jardim Botânico também oferece passeios pelas trilhas de terça à sábado, às 9h e 14h, que acontecem normalmente neste dia 25.  Para grupos acima de 10 pessoas (escolas, empresas ou universidades), deve-se agendar por meio do telefone (83) 32187880, tudo gratuito.