Notícias

Dia Mundial de Proteção às Florestas é comemorado neste sábado

publicado: 17/07/2021 09h00, última modificação: 16/07/2021 17h20
florestas.jpg

Dia Mundial de Proteção às Florestas é comemorado neste sábado

Neste sábado (17), é celebrado em todo o mundo o Dia de Proteção às Florestas. A data tem como objetivo lembrar a importância da preservação dos inúmeros biomas presentes em todo o planeta, lar de várias espécies de animais e plantas. No Brasil, é também uma forma de chamar a atenção para o desmatamento, uma das grandes causas de destruição de florestas no país.

Na Paraíba, a Divisão de Florestas (Diflor) da Sudema é responsável pela gestão e manutenção das áreas de floresta, que abrangem os dois biomas presentes no estado, a Caatinga e a Mata Atlântica. Segundo Ítalo Harlan, engenheiro ambiental da Diflor, a Mata Atlântica acaba sendo lembrada com mais frequência quando o assunto é preservação, “principalmente por sua fragilidade em questão de área de vegetação, mas também porque qualquer ato de desmatamento acaba rapidamente chamando a atenção”, disse.

A Caatinga, por outro lado, é o bioma que mais sofre com o desmatamento e os danos causados pela presença humana na região. Por essa razão, a Sudema tem realizado um intenso trabalho de avaliação e acompanhamento dessas áreas. O bioma, que só existe no Brasil, abriga uma vasta diversidade de paisagens, povos, fauna e flora.