Notícias

Estagiário da Sudema ganha prêmio por trabalho sobre o meio ambiente

publicado: 06/01/2020 15h49, última modificação: 06/01/2020 15h49
prêmio estagiário.jpeg

O profissional de Ciências Biológicas Alex Bruno da Silva Farias, estagiário do Núcleo de Patos da Sudema, conquistou a primeira colocação do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, promovido pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco. A premiação é concedida a pessoas físicas, órgãos, instituições privadas e ONGs que se destacam na defesa do meio ambiente.

            Aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, Alex Bruno desenvolveu sua pesquisa sob orientação do professor Veneziano Guedes e coorientação da bióloga Severina Valéria. O trabalho, intitulado “Bens ecoturísticos como instrumentos de educação ambiental na articulação pelo desenvolvimento sustentável em São José do Egito/PE” venceu na categoria “Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio”.

            “A cidade tem um grande potencial ecoturístico pouco explorado pela sociedade e que não vinha sendo protegido por lei. Com esse projeto, buscamos levar conhecimento aos alunos das escolas municipais, apresentando esses locais inclusive com visitas guiadas”, afirmou. Entre os pontos destacados no trabalho estiveram o Beco de Laura e a Capela de São Pedro, espaços marcantes da cidade.

“Também propusemos a inclusão desses bens na Lei Orgânica do município, com o intuito de fortalecer o sentimento de pertença e de protegê-los”, acrescentou Alex Bruno.

            A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no último mês de dezembro, no auditório do Cais do Sertão, em Recife.