Notícias

Governo discute Plano de Manejo da Mata do Xém-Xém

publicado: 02/08/2017 13h52, última modificação: 09/10/2018 11h20
IMG_5496.JPG

Foto: Marcela Lopes

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), realizou no Centro de Formação de Professores (Cefor), localizado na cidade de Bayeux, a primeira reunião de analise do Plano de Manejo do Parque Estadual Mata do Xém-Xém. Na ocasião, o Grupo de Trabalho (GT), definindo pelo Conselho Gestor do Parque, discutiu a documentação relativa às diretrizes no processo de criação do Plano de Manejo.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, explicou a visão governamental sobre ação. “O Governo do Estado da Paraíba está trabalhando no sentido de regularizar a situação do parque. O Plano de Manejo do Parque Estadual de Xém-Xém  é fundamental na gestão da localidade no que se refere à manutenção da área de preservação de forma sustentável”, afirmou.

Já a coordenadora de Estudos Ambientais da autarquia, Simone Porfírio, ressaltou a importância da construção coletiva das normas do Parque. “Estabelecer as normas que devem nortear o uso da área é primordial na manutenção e preservação do Parque, por isso a implantação das normas de gestão da unidade de conservação devem ser construídas com a participação da comunidade, por meio do seu conselho gestor ”, evidenciou.

Popularmente conhecida por Mata do Xém-Xém, é uma área de proteção ambiental estadual localizada no município de Bayeux. O espaço é utilizado pelo Centro de Treinamento do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado para atividades de treinamento diversos, assim como pelas comunidades do entorno e escolas, que também fazem uso dela para lazer, recreação e educação ambiental.