Notícias

Horta em casa ajuda no bem estar e na qualidade da alimentação

publicado: 29/05/2020 13h30, última modificação: 29/05/2020 13h30
WhatsApp Image 2020-05-29 at 11.55.39(1).jpeg

Você já deve ter ouvido falar que o contato com a natureza pode ser fundamental para nosso bem estar e para reduzir os níveis de estresse da população. Especialmente em tempos difíceis como os que estamos vivendo, em que o isolamento social é medida necessária para garantir a saúde de todos, cultivar plantas e criar sua própria horta são ótimas opções para proporcionar mais qualidade de vida.
    Segundo a coordenadora de Educação Ambiental (Ceda) da Sudema, Taciana Wanderley Cirilo, estudos apontam que um contato maior com a natureza é capaz de impactar positivamente na saúde mental das pessoas.
“Além da sensação de bem estar, ter uma horta traz ainda mais segurança nesse momento, pois sabemos a origem do alimento. É possível criar uma mini horta, em casa ou apartamento, com cebolinha, espinafre, salsa, entre outros vegetais”, comentou.
De acordo com o psicólogo e técnico da Ceda, Felipe Marcelino, a ansiedade e o estresse descontrolados são capazes de baixar a imunidade. “Cultivar plantas pode trazer proveitos terapêuticos, estimulando atividades químicas em nosso cérebro capazes de melhorar nosso humor, a qualidade dos ciclos de sono e nossa capacidade de concentração, além de diminuir a sensação de cansaço mental”, comentou.
    Além disso, o cultivo de plantas orgânicas ajuda a promover um melhor diálogo entre os membros da família, um maior senso de coletividade, além de fornecer nutrientes importantíssimos para complementar nossas refeições. “Nada mais recomendável do que combater os ativadores do estresse com atividades que ocupem a mente e forneçam uma oportunidade de maior convivência com a família”, finalizou.