Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Licenciamento do setor de telecomunicações tem novas regras

Notícias

Licenciamento do setor de telecomunicações tem novas regras

Estão em vigor as novas regras para licenciamento das empresas de telecomunicações. Em dezembro passado, a Norma Administrativa 122/2009 foi atualizada, passando a prever novos procedimentos para a expedição das licenças do setor.

         Segundo a coordenadora da Divisão de Telecomunicações da Sudema (Ditel), Maria Aparecida Assis, uma das principais novidades trazidas pela norma é a separação entre os licenciamentos da estrutura e da estação. Trata-se de uma proposta inovadora e pioneira, se comparado ao que é praticado em outros órgãos ambientais do Brasil.

“Antes, o licenciamento consistia em um procedimento trifásico, sem levar em consideração que, muitas vezes, a estrutura e a estação são de proprietários diferentes. Agora, a norma prevê um licenciamento trifásico para a estrutura, abrangendo licença prévia, instalação e operação, e um licenciamento simplificado para as estações”, afirmou Maria Aparecida.

As novas regras se baseiam na Lei 13.116/2015, que regulamenta a implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações.

Nos dias 15 e 21 de agosto, a Sudema realizará um workshop no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), com o objetivo de capacitar os empreendedores do setor quanto às novas regras de licenciamento.

 

Documentos necessários

 

         Com a nova norma, as empresas de telecomunicações que se encontram em situação irregular precisam providenciar as licenças devidas. Os documentos necessários ao licenciamento podem ser encontrados no site da Sudema

.

O prazo para regularização é de 180 dias a contar da data de disponibilização da lista de documentos no site.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional