Membros do conselho gestor da APA do Cariri são indicados em reunião

publicado: 08/10/2019 14h23, última modificação: 08/10/2019 14h24
apa cariri reuniao.jpeg

Na última quinta-feira (3), a Sudema esteve em Cabaceiras para a escolha dos membros do conselho gestor da APA do Cariri. Representando a autarquia estiveram o superintendente Anníbal Peixoto e a coordenadora de estudos ambientais Maria Christina Vasconcelos.

Na ocasião, foram propostos doze nomes para ocupar os assentos do conselho gestor, incluindo representantes de órgãos públicos, do setor privado e da sociedade civil.

“A partir desse trabalho em parceria com o conselho gestor, teremos condições de melhor trabalhar na APA do Cariri. Eles já nos apresentaram algumas demandas para que trabalhemos em possíveis melhorias na unidade, como no que diz respeito a acesso e sinalização dos pontos de visitação”, comentou Maria Christina. Uma das propostas apresentadas se refere à criação de um banco de sementes para a recuperação de áreas degradadas.

Entre os presentes na reunião estiveram o secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Ivan Burity; representantes das prefeituras dos municípios envolvidos, do Batalhão Ambiental e de instituições de ensino superior da Paraíba e de Pernambuco; além do setor privado, a exemplo dos proprietários das Fazendas Pai Mateus, Salambaia, Poço das Pedras e Casa Branca.

A APA do Cariri compreende os municípios de Boa Vista, Cabaceiras e São João do Cariri. A partir da instauração do conselho gestor, a região será contemplada por um projeto de interiorização do turismo, encabeçado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde).

“A instauração do conselho gestor é apenas o primeiro passo para desenvolvermos o projeto. Nossa proposta é apresentar as belezas da Paraíba para os próprios paraibanos, com roteiros curtos e a baixo custo”, finalizou o secretário executivo Ivan Burity.