Notícias

Monitoramento das águas interiores paraibanas é feito pelo laboratório da Sudema

publicado: 03/07/2017 08h25, última modificação: 09/10/2018 11h20
DSC_5264.JPG

Visando  propiciar o levantamento das áreas prioritárias para o controle da poluição das águas; subsidiar o diagnóstico e gerenciar a qualidade das águas doces utilizadas para o abastecimento público do Estado,  o laboratório de medições ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), há mais de duas décadas, vem realizando o trabalho de monitoramento das águas fluviais. A atividade segue as recomendações das diretrizes da Lei N° 9433/97 que determina a Política Nacional dos Recursos Hídricos.

O  monitoramento da qualidade da água dos rios é realizado trimestralmente em 102 estações (36 rios), definindo classes e parâmetros dos corpos hídricos, como temperatura, ph, cor, turbidez, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, salinidade, oxigênio dissolvido, DBO, e coliformes termotolerantes em 10 parâmetros.

Para os reservatórios de abastecimento público (99 ao total) do Estado, a definição da qualidade dos receptores de água é feita de acordo com o Índice de Qualidade da Água (IQA), nos parâmetros realizados nos rios e acrescido outros cinco, como resíduo total, cloretos, ferro dissolvido, fósforo total e nitrogênio total.

O coordenador de medições ambientais da autarquia, João Carlos de Miranda, informou que esse serviço é realizado em áreas públicas. “Para o cidadão que tenha o interesse em solicitar análises de águas que passam ou estejam em sua propriedade, basta comparecer na sede da Sudema para  para solicitar a prestação do serviço, tendo localização da área do reservatório, informação do possível tipo de água e pagar a taxa (já calculada) da análise. Os valores das análises – em torno de 60 parâmetros - dependem dos tipos de coletas e algumas levam produtos químicos mais complexos. Já os deslocamentos estão incluídos nos custos”, ponderou João Carlos.

Águas interiores

Águas interiores são consideradas os mares completamente fechados, lagos e rios, bem como as águas no interior da linha de base do mar territorial.  A sede da Sudema em João Pessoa  fica na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 181 – Bairro Tambiá, e o número de telefone do laboratório é (83) 32185620, funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. Na sexta-feira funciona no turno da manhã.