Notícias

Neste sábado: Sudema promove atividades para crianças com Transtorno do Espectro Autista

publicado: 09/11/2017 09h54, última modificação: 09/10/2018 11h21
IMG_20171104_150827228_HDR.jpg

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realiza, neste sábado (11), a segunda parte da atividade piloto voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na ocasião, a garotada contará com ações sensoriais, plantio de mudas entre outras atividades. A programação vai acontecer às 14h, no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa, e contará com a presença das 20 crianças que participaram do primeiro módulo do projeto, no último sábado (4).

Na primeira etapa do projeto, as crianças foram apresentadas ao ambiente, com uma curta caminhada em uma trilha, participaram de um piquenique e brincaram no contato com a natureza. E as surpresas não pararam por aí, pois até a visualização de um jabuti serviu para despertar a curiosidade da criançada.   “Um mundo diferente, como eu nunca tinha visto! Quero respirar”. Com essas afirmações, um dos participantes demonstrou a satisfação em ter o contato com a natureza.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, avalia a atividade como um novo espaço para a sociedade. “Tudo deu certo e vamos melhorar ainda mais com essas crianças que precisam de ações desse tipo. Esse é um dos nossos orgulhos e os pais entenderam nossa proposta”, comemorou.

Thiago Farias, pai de Luíza de 4 anos, parabenizou a Sudema com a iniciativa do contato com a natureza. “A experiência nos alegra. É uma felicidade poder vivenciar tudo isso na percepção ambiental”, comentou.

A presença da presidente do Grupo Autismo Tratável (GAT), Shâmara Rached, que ajudou na preparação das equipes e execução das atividades, fez com que os trabalhos transcorressem de forma mais tranquila. “Os pais é que agradecem essa oportunidade do olhar para o autista, pois o lugar é lindo, onde todos ficaram juntos, e isso é muito bom”, disse.

A iniciativa proativa partiu da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da equipe técnica do Jardim Botânico, Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) e Assessoria de Comunicação.