Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Operação da Sudema fiscaliza venda irregular de lenha para fogueira

Operação da Sudema fiscaliza venda irregular de lenha para fogueira

Uma operação conjunta da Sudema, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Sesuma foi deflagrada na última sexta-feira (12) com o objetivo de reprimir a venda irregular de lenha para fogueira na cidade de Campina Grande. A ação buscou fazer cumprir a legislação municipal que impõe restrições à comercialização do material.

“Existem limites determinados por uma lei municipal que as vedam em alguns locais, como nas proximidades de repartições públicas coletivas. Além disso, há uma recomendação ministerial para que não se acenda fogueiras esse ano em razão da pandemia da Covid-19, que afeta o sistema respiratório”, comentou a coordenadora do Núcleo Campina Grande da Sudema, a major Luciana Firme.

A Operação Santa Isabel visitou os pontos tradicionais de venda de fogueira no município buscando reprimir a comercialização irregular do material, bem como conscientizar quanto à importância de se seguir a orientação do Ministério Público.

Segundo o médico pneumologista George Braga, inalar a fumaça advinda das fogueiras pode gerar uma série de malefícios à saúde, o que é ainda mais preocupante diante do cenário de pandemia que estamos vivendo.

“A fumaça é considerada um irritante respiratório, podendo levar a broncoespasmos ou provocar crise em quem já tem asma ou rinite alérgica, por exemplo. Essas pessoas que já têm uma doença pulmonar crônica ou até ex-fumantes, entrando em crise, ficam muito mais vulneráveis ao vírus da Covid-19”, alertou.

Outras ações de fiscalização serão realizadas ainda neste mês de junho.