Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Relatório da Sudema confirma ação de rochas na praia do Cabo Branco

Notícias

Relatório da Sudema confirma ação de rochas na praia do Cabo Branco

Uma vistoria técnica realizada pela equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) da Sudema, nos dias 25 e 26 de agosto, concluiu que a coloração avermelhada das águas da praia do Cabo Branco se deu em razão de rochas presentes na região.

No local, foram localizadas rochas sedimentares (vermelhas) e magmáticas. Após a coleta e análises físicas e químicas das rochas e da água do mar, “ficou constatado que as rochas sedimentares entraram em um processo de intemperismo mecânico, e que o sedimento resultante desse processo agiu como corante”, o que provocou o efeito avermelhado na região. Um dos elementos identificados nas amostras foi o óxido de ferro, componente presente nas argilas e tradicionalmente utilizado como corante vermelho nos processos industriais.

Foram checadas todas as galerias pluviais próximas ao local, ao que não se verificou qualquer fonte poluidora, ficando descartada uma possível contaminação por lançamento.De igual modo, descartou-se qualquer hipótese de sedimentos provenientes de deslizamento da Barreira do Cabo Branco terem influenciado na coloração vermelha da água.

Para conferir o relatório completo, acesse: http://sudema.pb.gov.br/relatorio_praiacabobranco.pdf/view .

Voltar para o topo