Notícias

Reunião do Conselho Gestor da Mata do Xém-Xém define diretrizes

publicado: 29/08/2017 13h36, última modificação: 09/10/2018 11h20
IMG_6055.JPG

O Grupo de Trabalho do Conselho Gestor do Parque Estadual Mata do Xém-Xém, localizado no município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, apresentou durante a última reunião, ocorrida na semana passada,  as propostas  de zonamento da Unidade de Conservação (UC). Dentre as diretrizes foram definidos os planos de visitação, regras de uso da UC , as ações de  educação ambiental, entre outras. O Parque é de responsabilidade do Governo do Estado por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), cujo Plano de Manejo está em fase de construção.

A reunião ocorreu no auditório do Centro de Formação de Professores (Cefor), em Bayeux, e  foram apresentadas as setes zonas: zona primitiva; zona intangível; zona de uso intensivo; zona conflitante, zona de uso especial; zona de recuperação e zona de amortecimento, propostas por uma empresa consultora, onde deverão ser aplicadas regras para cada uma das zonas.

Nas definições a corporação dos bombeiros ficou incumbida de promover um plano de ação para evitar queimadas, com a formação de uma equipe de apoio e treinamentos, em decorrência de possíveis focos de queimadas no local. A fiscalização na UC será intensificada com a participação da Sudema ao lado da Secretaria de Meio Ambiente de Bayeux, que irá dispor a guarda municipal para auxiliar nas ações.

A Coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Simone Porfírio, informou que a aprovação da proposta de zoneamento foi necessária e importante porque devem ocorrer permanentemente. “Além disso, o plano de visitação vai regularizar todo procedimento necessário, quanto ao número permitido de pessoas, regras de uso da UC e programas de fiscalização periódicas”, esclareceu.

Xém-Xém – Popularmente conhecida como Mata do Xém-Xém, o Parque Estadual é uma área de proteção integral, com 182 hectares, localizada no município de Bayeux-PB. Sua criação ocorreu em 28 de agosto de 2000 pelo decreto estadual n° 21.252. A vegetação predominante é de Mata Atlântica.