Notícias

Ricardo prestigia Remada da Ilha e reafirma que Estado vai preservar Areia Vermelha

publicado: 26/01/2016 09h47, última modificação: 09/10/2018 11h20
ricardo_projeto-remada-na-ilha_foto-walter-rafael-1.jpg

O governador Ricardo Coutinho participou, na manhã deste domingo (24), do evento conhecido como Remada da Ilha, que visa conscientizar sobre a importância da preservação do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.

Essa é a segunda edição do projeto que teve início com um café da manhã na praia de Ponta de Campina, na cidade de Cabedelo. Em seguida, os participantes remaram em caiaques, pranchas de stand up e pequenos barcos à vela até Areia Vermelha onde simbolizaram um abraço na ilha. O ato reuniu cerca de 50 atletas e simpatizantes do remo. A primeira Remada da Ilha aconteceu em fevereiro do ano passado.

Ricardo enfatizou que a preservação ambiental é fundamental para a boa qualidade de vida da população. “O evento de hoje representa uma grande adesão da sociedade civil a uma necessidade da existência humana, que é a preservação ambiental. O Governo tem o dever de colocar na agenda política a questão ambiental, nós não queremos fechar Areia Vermelha, mas ela é uma Unidade de Conservação e temos essa necessidade de torná-la sustentável, porque a área tem que ser acima de tudo preservada. Queremos estabelecer um conjunto de regras que nos dê a oportunidade de garantir a sobrevivência do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha”, frisou.

O governador esclareceu que “todo esforço do Governo do Estado e da sociedade é no sentido de colocar a agenda ambiental em curso, o que vai ser bom para todos e principalmente para resguardar a área ambiental”.

O Parque de Areia Vermelha é uma Unidade de Conservação criada pela lei nº 21.263, de 28 de agosto de 2000. “Nosso objetivo é fazer com que a área seja utilizada de forma ecologicamente correta, sem prejudicar o meio ambiente e ainda assim, não deixando de ser um atrativo para os turistas que visitam a Paraíba. Queremos garantir que as futuras gerações também possam usufruir das belezas de Areia Vermelha”, afirmou o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena.


Rita Rebouças: O projeto de preservação é muito importante”

A jovem Rita Rebouças mora em João Pessoa e foi apoiar o projeto de preservação de Areia Vermelha. “Essa ação é muito importante porque a gente tem que buscar menos poluição ambiental. Aquela área há uns 20 anos era totalmente preservada, sem todo aquele comércio, que acaba danificando a beleza natural. Infelizmente, exploraram o local sem organização. É fundamental pensarmos em primeiro lugar na conservação ambiental de Areia Vermelha”, concluiu.

Ricardo Coutinho: “Não queremos fechar Areia Vermelha, queremos preservá-la”

Plano de Manejo de Areia Vermelha – Visando melhorar a eficiência da conservação do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, o Governo do Estado deu início no ano de 2014 aos estudos necessários a elaboração do plano de manejo, que ordena e disciplina as atividades a serem desenvolvidas dentro da unidade de conservação. Em 2015, os dados demonstraram que a visitação, da maneira como era realizada, gerava grande degradação ambiental, o que levou o Governo Estadual a desenvolver ações mais restritivas que visam proteger e preservar os recursos naturais do ecossistema: a coroa, os recifes, a periferia (piscinas naturais), a fauna e a flora marinhas.