Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Setgeo realiza treinamento do CAR para alunos da UFCG

Notícias

Setgeo realiza treinamento do CAR para alunos da UFCG

Teve início, na manhã desta segunda-feira (7), um treinamento conduzido pelo Setor de Geoprocessamento (Setgeo) da Sudema sobre as normas do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As atividades seguem até a próxima quinta-feira (10) na UFCG, campus Campina Grande, e serão voltadas aos estudantes do curso de Geografia da instituição de ensino.

            O treinamento faz parte do Projeto Itinerante de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e deve capacitar um total de 20 alunos de graduação. “O projeto efetiva o conhecimento e proporciona qualidade aos cadastros no SiCAR – Sistema de Cadastro Ambiental Rural –, gerando, por conseguinte, renda aos que passam por este processo de capacitação técnica”, explicou o chefe do Setgeo, Jancerlan Rocha.

A capacitação será dividida em uma etapa teórica e uma prática, incluindo, nesta última, aulas de campo e em escritório. Na ocasião, a Sudema também entregará 20 receptores GPS para que os estudantes possam praticar o levantamento perimetral dos imóveis rurais.

O curso será ministrado pelas tecnólogas em Geoprocessamento Bianca Almeida, Maria Niedja e Michelly Gomes, além dos engenheiros ambientais Daniel Ribeiro e Natália Coutinho.

 

CAR

 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) consiste em um registro eletrônico obrigatório para os imóveis rurais no qual devem constar, de forma georreferenciada, todas as informações ambientais das propriedades rurais. Criado pela Lei Federal no 12.651/12, o CAR forma uma base de dados para auxiliar no controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além do planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional