Notícias

Sudema classifica 35 praias como próprias para banho

publicado: 17/05/2019 15h17, última modificação: 17/05/2019 15h17
IMG_6959.JPG

No relatório emitido esta semana pelo laboratório da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), 35 praias estão liberadas ao banho. A qualidade da água varia excelente, muito boa e satisfatória.

Os banhistas devem evitar 26 trechos de 21 praias.Na Capital, na Praia do Bessa I, deve-se evitar o trecho localizado na Avenida Presidente Afonso pena, próximo ao maceió. Na Praia do Caribessa, evitar o banho no final da Rua Dr. Abel Beltrão, junto à desembocadura da galeria pluvial. Na Praia de Manaíra, deve-se evitar o banho em frente à quadra de Manaíra e nas proximidades do nº 315, na Avenida João Maurício; evitar o banho também próximo à galeria pluvial no final da Ruy Carneiro.

Ainda na Capital, na Praia de Cabo Branco, deve-se evitar o banho em três trechos: em frente à Rua Áurea, próximo à galeria pluvial; nas proximidades da rotatória da Avenida Cabo Branco e no trecho em frente à desembocadura da galeria de água pluvial. Já na Praia do Seixas, está impróprio o trecho próximo à desembocadura da galeria pluvial na Rua dos Pescadores. Na Praia da Penha, evitar próximo à desembocadura do Rio Aratu e da desembocadura do Rio do Cabelo. Na Praia de Jacarapé, em frente à desembocadura do Rio Jacarapé. Na Praia do Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá.

No município de Cabedelo, na Praia do Jacaré, deve-se evitar o banho à direita do estuário do Rio Paraíba. Na Praia de Camboinha, o trecho na Rua Benício de Oliveira, próximo a desembocadura da galeria pluvial está impróprio para banho. Já na Praia de Ponta de Campina deve-se evitar nas proximidades da galeria de águas pluviais que desemboca no mar. Na Praia de Formosa, evitar no final da Rua Monsenhor José Coutinho da Silva. E na Praia de Areia Dourada, evitar banho ao final da Rua Projetada.

Em Pitimbu, a recomendação se aplica a seis trechos: na Praia de Pitimbú, nas proximidades do final da Rua da Paz; Na Praia do Maceió, trecho de frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho; Já na Praia de Acaú/Pontinha, próximo ao Rio Goiana; Já na Praia da Guarita, nas imediações da desembocadura da lagoa; Na Praia do Azul/Santa Rita, o trecho nas proximidades da desembocadura das galerias de águas pluviais e na Praia dos Coqueiros, na Rua Almirante Tamandaré em frente ao nº1292.

 Na orla do município de Lucena, na Praia de Bonsucesso, deve-se evitar o banho ao fim da Rua Mariano de Souza Falcão. Na Praia de Ponta de Lucena, o trecho próximo ao nº 1555 da Rodovia PB 008 está impróprio para banho. Por último, na Praia de Gameleira, na proximidade da desembocadura do riacho Araçá na Rua Porfírio Guedes Lucena.

 A Sudema recomenda que os banhistas fiquem distantes cerca de 100 metros à direita e à esquerda dos trechos apontados como impróprios, além de evitar trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente. O próximo relatório será emitido no dia 24 de Maio.