Notícias

Sudema classifica 43 praias do litoral paraibano como próprias ao banho

publicado: 04/11/2017 10h52, última modificação: 09/10/2018 11h21
20472065_1599225273429332_1792141303_n.jpg

A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória em 43 praias do Litoral paraibano, de acordo com a classificação do relatório semanal resultante do monitoramento realizado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) em 56 praias.

Em João Pessoa, deve-se evitar o banho na Praia do Bessa I, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa. Na praia do Bessa II, está impróprio ao banho o trecho localizado 100 metros à direita e à esquerda da residência nº 2001 no fim da Avenida João Maurício. Na praia do Manaíra, a Sudema recomenda que evitem o banho em toda a sua extensão. Na praia de Tambaú, não está apropriado para o banho o trecho 100 metros à esquerda e à direita do Busto de Tamandaré, no fim da Avenida Presidente Epitácio Pessoa.

Ainda na Capital, na praia do Cabo Branco, os banhistas devem evitar o trecho da rotatória da final da Av. Cabo Branco (100 metros à direita e 100 metros à esquerda). Na praia do Seixas, está impróprio o trecho que fica 100 metros à esquerda e 100 metros à direita da desembocadura da galeria pluvial na Rua dos Pescadores. Já na praia da Penha, o banho não é recomendado no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do riacho do Cabelo.

No município de Baía da Traição, a praia do Forte, em frente à Praça José Barbosa, no fim da Rua José Edmilson de Medeiros, está imprópria para o banho. No município de Lucena, o relatório semanal aponta que se deve evitar a praia de Gameleira, na proximidade da desembocadura do riacho Araçá, na Rua Porfírio Guedes Lucena. Na praia de Costinha, o trecho que fica em frente a um estabelecimento comercial, na Rua Santo Antônio, não está apropriado para o banho.

No município de Cabedelo, é recomendado que evitem a praia de Ponta de Mato, no trecho que fica em frente ao monumento/Capelinha no fim da Rua Nossa Senhora dos Navegantes. Enquanto no município do Conde, está imprópria a praia do Amor, mais precisamente no distrito de Jacumã, nas proximidades da desembocadura do Rio Gurugi. Já no município de Pitimbu, a Sudema recomenda evitar o banho na praia de Maceió, 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.