Notícias

Sudema dá início à operação São João Sem Fogueiras

publicado: 23/06/2021 19h16, última modificação: 23/06/2021 19h16
Operação São João sem Fogueiras.jpeg

Sudema dá início à operação São João Sem Fogueiras

A Sudema inicia, na noite de hoje (23), a operação São João Sem Fogueiras, que será realizada em força-tarefa com o Batalhão Ambiental e o Corpo de Bombeiros. A ação busca fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual Nº 11.711/2021, que proíbe fogueiras em espaços urbanos no estado da Paraíba enquanto perdurar as medidas de combate à pandemia da Covid-19.

Segundo o Major Jailson Bezerra, chefe da Divisão de Fiscalização (DIFI) da Sudema, as equipes percorrerão a região metropolitana de João Pessoa buscando abordar e orientar a população acerca do que determina a Lei Estadual. “Se houver resistência em sanar ou apagar a fogueira, será aplicada uma multa”, explicou. A operação seguirá até o fim do mês.

Em Campina Grande, a operação já está em andamento desde o último dia 12. De acordo com a Major Luciana Firme, o policiamento atua durante todo o dia para coibir a venda de lenha. Até o momento, não foram identificados pontos de venda. “Fogueiras acesas serão apagadas pelo Corpo de Bombeiros e os responsáveis serão multados como diz a lei”, completou.

A operação em Campina Grande conta com a parceria da Sesuma, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e já tem recolhido material de fogueira identificado na área urbana da região.

A fumaça das fogueiras pode se tornar um forte agravante para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, crises alérgicas e quadros de Covid-19, além de oferecer grande risco ao meio ambiente. Para denunciar a prática, a população pode entrar em contato através dos telefones (83) 3218-5591 ou (83) 98844-2191.