Notícias

Sudema divulga programação da Semana do Meio Ambiente

publicado: 26/05/2020 14h40, última modificação: 29/05/2020 13h54
Programação semana do meio ambiente 2020.png

A Sudema acaba de divulgar uma programação especial para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, que acontece de 1o a 5 de junho. Neste ano, as atividades foram adaptadas para o ambiente virtual, em razão das medidas de isolamento social que têm sido adotadas no estado.

            Com o tema “Unidades de Conservação: biodiversidade protegida”, a edição deste ano contará com lives e campanhas a serem lançadas em nossas redes sociais. O destaque vai para as lives nos perfis do Instagram da Sudema (@sudemagovpb) e do Jardim Botânico (@jardimbotanicojp), que acontecem a partir do dia 1o, e para a participação no Programa TV Paraíba Educa, na TV Assembleia.

            “Com essas atividades, esperamos sensibilizar a população para o proveito científico, cultural, patrimonial e educativo de nossas unidades de conservação, bem como para a biodiversidade presente nelas”, comentou a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Taciana Wanderley Cirilo.

            A programação deste ano se estenderá ainda pelas semanas seguintes, com uma live no dia 8 sobre a proteção da chamada Amazônia Azul, havendo emissão de certificado para os participantes (inscrições no dia 01/06 em nosso site) e, no dia 15, um bate-papo tratando de atividades de educação ambiental a distância.

            Abaixo, você confere a programação completa.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2020

TEMA: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: BIODIVERSIDADE PROTEGIDA

 

01/06: Lançamento de vídeoaula na plataforma de ensino à distância para os alunos das escolas estaduais do Governo da Paraíba e no Programa TV Paraíba Educa, da TV Assembleia.

 

01/06: Live (Instagram do Jardim Botânico @jardimbotanicojp)

Tema: Biodiversidade da RVS Mata do Buraquinho / Jardim Botânico de João Pessoa

Horário: 19:30h

Convidados: Ezequiel da Costa Ferreira, Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Prodema/UFPB; Janderson Batista Alencar, Mestre e Doutorando em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - IMPA.

 

02/06: Lançamento das imagens nas redes sociais da Sudema do Desafio Ambiental #ambientecontracovid19

 

03/06: Live (Instagram do Jardim Botânico @jardimbotanicojp)

Tema: O Homem e os Espaços Naturais

Horário: 19:30h

Convidados: Suellen Santos, Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Prodema/UFPB; Edmilson Fonseca, Educador ao Ar Livre e Instrutor de Liderança da NOLS – National Outdoor Leadership School.

 

04/06: Lançamento no site da Sudema dos Jogos Educativos Ambientais com a temática da SMA

 

05/06: Lançamento da Campanha Memórias Afetivas com as Unidades de Conservação nas redes sociais da Sudema

 

05/06: Live (Instagram do Jardim Botânico @jardimbotanicojp)

Tema: Passeio pelas Trilhas do Jardim Botânico de João Pessoa

Hora : 10h

 

08/06: Live – Plataforma a definir – inscrições no site a partir do dia 01/06

Tema: Desafios e Perspectivas para a Proteção da Amazônia Azul brasileira e suas riquezas naturais (com emissão de certificado)

Horário: 17h

Convidados: Victor Ventura, PHD, Coordenador da Procuradoria Júridica da Sudema, Doutor em Direito Internacional Público, advogado, Membro do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil e Conselheiro Titular do COPAM /Thiago Zanella, advogado e estudioso do direito do mar, professor da Escola de Guerra Naval do Rio/ Cláudia Cunha, Engenheira Química, Professora da UFPB e Coordenadora do Projeto Mares sem Plástico

 

15/06: Live  - Instagram da Sudema

Tema: Atividades de Educação Ambiental a Distância

Horário: 19h

Convidados: Taciana Cirilo, Pedagoga, Administradora e Coordenadora da Educação Ambiental da Sudema / Flávia Dias Suassuna, Bióloga graduada pela UFPB, Mestre em Botânica pela UFRPE,  servidora estadual efetiva desde 2013, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental na Secretaria de Estado da Educação (2013-2015), atualmente lotada na Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Estado.