Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Sudema instala coletores de recicláveis em parceria com projeto social

Notícias

Sudema instala coletores de recicláveis em parceria com projeto social

A Semana de Meio Ambiente já chegou ao fim, mas suas ações continuam. Dentre as várias atividades promovidas em uma extensa programação especialmente voltada à educação e conscientização ambiental, esteve a instalação de coletores de recicláveis nas sedes do Batalhão Ambiental e da Sudema, em João Pessoa.

A ação, fruto de uma parceria com o projeto social Amor de Pets, tem como objetivo coletar tampas para reciclagem. Além de diminuir o lixo no meio ambiente, a renda gerada a partir do material coletado será revertida para a manutenção do projeto, colaborando com a alimentação, abrigo e castração de animais de rua. Podem ser depositados nos coletores todos os tipos de tampas plásticas, como as de refrigerante, material de limpeza, creme dental, tupperware, bem como tampas de metal e lacres de latinhas. 


Segundo Taciana Cirilo, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, “a coleta seletiva não é padronizada”, podendo ir desde materiais específicos, como os coletores de tampinhas, a coletores mais amplos, como os separadores de materiais recicláveis, não recicláveis e rejeitos, que são os resíduos em que já não há possibilidade de aproveitamento ou reciclagem. 


A coleta seletiva consiste na separação de resíduos baseados em sua composição e possibilidade de reciclagem e reutilização, como plásticos, papéis, metais e matéria orgânica. É uma forma mais ecológica de descarte do lixo, prevenindo a poluição de rios e ruas, e promovendo uma consciência de responsabilidade com o meio ambiente. 


Além de uma importante ferramenta para a diminuição do lixo, a coleta seletiva pode também se tornar algo divertido e fácil de fazer em casa através da criação de coletores caseiros para a separação dos resíduos. Uma oportunidade para desenvolver a consciência ambiental de forma gradual e lúdica.

Voltar para o topo