Notícias

Sudema lança a campanha interna ‘adote uma caneca’

publicado: 07/12/2017 16h22, última modificação: 09/10/2018 11h21
e2bb7257-7e1c-46c3-a56f-65c48b1f15ca.jpg

Visando a redução do consumo de copos descartáveis produzidos por mais de 300 servidores, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) baniu a utilização dos descartáveis dentro da instituição. Para incentivar a campanha, a autarquia disponibilizou canecas para o uso pessoal dos colaboradores. A campanha ‘adote uma caneca’ visa, por meio da educação ambiental estimular os servidores  a serem multiplicadores da causa dentro do  trabalho como também nas suas residências.  Estima-se que com a iniciativa seja evitado o descarte de cerca de 500.000 copos descartáveis mensalmente.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho falou sobre a campanha. “O copo descartável é um material altamente poluente, estamos dando um exemplo abolindo a utilização de descartáveis, fazendo a nossa parte como autarquia. Sabemos que será um momento de adaptação e teremos alguns contratempos, contudo, vamos dar continuidade aos trabalhos de educação ambiental mostrando aos nossos colaboradores os benefícios da ação para o meio ambiente”, ponderou.  

 A Educação Ambiental da autarquia continuará fazendo visitas aos setores administrativos para esclarecer sobre a necessidade da redução de resíduos sólidos para a conservação do nosso ambiente. “Despertar a sensibilidade em relação a responsabilidade na geração do resíduo começa em casa. Por isso, vamos continuar os trabalhos dentro da Sudema  objetivando adesão dos nossos companheiros de trabalho na causa e torná-los os multiplicadores”, frisou Taciana Wanderly, coordenadora da educação ambiental da autarquia.

 O plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%. Os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.