Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Sudema participa de Congresso sobre RPPNs

Notícias

Sudema participa de Congresso sobre RPPNs

Uma equipe de técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) está participando do VI Congresso Brasileiro de RPPNs, evento organizado pela Confederação Nacional das Reservas Particulares de Patrimônio Natural (CNRPPN), de forma online, e que envolve proprietários, herdeiros, gestores de reservas, representantes da iniciativa privada, gestores públicos, organizações não-governamentais, entre outros, objetivando debater o futuro das Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) no Brasil.

O evento, que ocorre nas quartas-feiras deste mês de novembro, conta com painéis discutindo temas como "Planejamento Territorial/Paisagem", "Arcabouço Legal das RPPNs" e "Pesquisas Científicas". Na programação, estão também Rodas de Conversas entre a Confederação e os Órgãos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente (OEMMAs), além de Representantes de RPPNs Corporativas. O evento segue atéo dia 25.

Para o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, "o congresso vigoriza o envolvimento dos proprietários de RPPNs com estratégias ordinárias, ao lado das gestões públicas que visam à melhoria do meio ambiente. Para tanto, disponibilizamos nossos técnicos nesse evento de modo a harmonizarmos, ainda mais, as boas relações", enfatizou.

 

RPPNs

 

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) promovem a conservação da diversidade biológica, preservação de belezas cênicas, manejo dos recursos hídricos, educação ambiental, proteção aos ambientes históricos, pesquisas científicas e outros atrativos referentes à natureza. O ato de fazer disponível parte de uma propriedade rural ou urbana em RPPN traz benefícios, a exemplo da isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) do local, a possibilidade de firmar parcerias com instituições públicas e privadas em prol da área, além de fomentar o ecoturismo e a educação ambiental.

Voltar para o topo