Notícias

Sudema participa de sessão especial na Assembleia Legislativa

publicado: 02/12/2016 00h00, última modificação: 09/10/2018 11h20

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, Sudema  participou, nessa quarta-feira (2), de uma sessão especial na Assembleia Legislativa para discutir  assuntos referente à ações de coibição da retirada desordenada de areia do leito do Rio Paraíba.

Entre os assuntos debatidos destacaram-se os aspectos socioambientais que envolvem a questão, a preocupação das instituições  sobre a disponibilidade hídrica, que acaba sendo afetada devido a  retirada dos grãos de areia no curso da água. Além dos deputados estaduais, participaram da sessão, representantes de órgãos federais, estaduais, ONGs que atuam nas questões ambientais e representantes dos ribeirinhos.

Na oportunidade, o superintendente da Sudema, João  Vicente Machado, trouxe esclarecimentos sobre o assunto e explicou aos presentes as ações desenvolvidas na localidade. “O nosso papel como instituições que atuam na defesa do meio ambiente é procurar um consenso entre a extração da areia e a sustentabilidade. Juntos, além de achar a melhor forma para a realização das atividades referentes ao rio, poderemos buscar uma solução melhor sobre a questão dos que precisam continuar trabalhando naquela área para sobreviver”, afirmou.

No âmbito do licenciamento ambiental e da fiscalização, a Sudema vem seguindo as regras da Resolução Nº 3.577 de 2014, do Conselho Estadual de Proteção Ambiental. Esse trabalho delibera normas e procedimentos para o licenciamento ambiental da extração de mineral de agregado para construção civil – areia, cascalho, silte e argila – em leito de rios e riachos no Estado da Paraíba.