Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Sudema realiza mesa redonda em comemoração ao Dia da Caatinga; saiba como participar

Notícias

Sudema realiza mesa redonda em comemoração ao Dia da Caatinga; saiba como participar

A Sudema irá realizar, entre os dias 28 e 1º de maio, uma série de atividades alusivas ao Dia da Caatinga, comemorado na quarta-feira (28). No primeiro dia, será realizada uma mesa redonda na modalidade online, através da plataforma V4H, em razão das medidas de prevenção ao novo coronavírus. O encontro terá início às 16h.

Na programação, estão o diretor técnico da Sudema, Itaragil Marinho, que tratará do tema “Floresta de Caatinga na Paraíba”; o engenheiro agrônomo e zootecnista Ewerton Bronzeado, que falará sobre “A cultura do umbú gigante como uma alternativa para o Semiárido paraibano”; e o professor Frederico Campos, com o tema "Intervenções ecológicas em biomas: estratégias inovadoras para produzir água e alimento”.

Para participar, será necessário realizar uma inscrição prévia até a próxima terça (27), através do link: https://forms.gle/cU3GEe5CceYfx6Q57. Os participantes terão direito a certificado.

Já na quinta-feira (29), será lançado, em nossas redes sociais, o projeto “Popularizando as PANCS na Caatinga Paraibana”, que tem o objetivo de promover as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais, com foco nas cactáceas, como a palma, mandacaru e o xique-xique. O trabalho será feito através de palestras e material educativo que tratarão do grande potencial nutritivo dessas plantas.

Além do debate, na sexta-feira (30), a equipe de educação ambiental da Sudema irá disponibilizar em nossas redes sociais uma série de materiais educativos, com informações a respeito de abrangência, características, fauna e flora do bioma. No sábado (1º), o bioma da Caatinga será tema de uma edição especial do Sudema em Ação, a partir das 7h30, na Rádio Tabajara.

 

Conheça os palestrantes:

 

Itaragil Venâncio Marinho, engenheiro florestal (UFCG, 2004), mestre em Ciências Florestais – Ecologia e Manejo de Caatinga (UFCG, 2011), especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis (UNICD, 2016), doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPB). Atuou de 2015 a março de 2020 como Assessor Técnico na Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (SEIRHMA) do Estado da Paraíba e é Extensionista Rural de carreira da EMPAER-PB desde 2006. Atual diretor técnico da Sudema.

 

Ewerton Bronzeado, engenheiro agrônomo/zootecnista, extensionista rural da EMPAER PARAÍBA. Inspetor do CREA de Campina Grande-PB, vice-presidente do SINAVEZ (Sindicato dos Engenheiros Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas da Paraíba), diretor de comunicação da AEA-PB (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Paraíba) e coordenador do grupo UMBU NORDESTE.

 

Frederico Campos, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1988). Especialização em Gestão da Indústria Sucroalcooleira pela UFCG/UFMT (2008). Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2010 e 2013). Membro da Sociedade Brasileira e Latino-americana de Agroecologia. Coordenador do Núcleo de Educação, Inovação, Informática e Sustentabilidade (NEDIINS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, IFPB, campus Campina Grande. É atualmente diretor do IFPB do campus Pedras de Fogo.

Voltar para o topo