Sudema realiza treinamento para Cadastro Ambiental Rural no município de Soledade

publicado: 24/05/2017 08h44, última modificação: 09/10/2018 11h20
WhatsApp-Image-2017-05-17-at-16.46.21.jpeg

Dando continuidade às atividades referentes ao Projeto Itinerante de Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, no auditório do Instituto de Previdência no município de Soledade, uma capacitação técnica com os agentes públicos locais, com o intuito de prepará-los para o cadastramento de propriedades e posses rurais no município.

Durante a ação, foram abordados temas relativos à legislação ambiental de imóveis rurais, levantamento de planimétrico, tipologias do CAR para imóvel rural no SICAR e cartográficos documentais no SiCAR. A capacitação também contou com atividades práticas de levantamento de dados cartoriais e documentais dos titulares das propriedades e posses rurais, entre outras.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, falou  sobre a  importância da ação: “As capacitações dos técnicos municipais estão avançando interior adentro, sem discriminação, propiciando, não apenas quantidade de cadastrados, mas também a precisão e qualidade nos lançamentos de cadastros rurais em todas as regiões da Paraíba” frisou.

O Projeto Itinerante de Cadastro Ambiental Rural (CAR), o qual tem como objetivo a descentralização das ações de lançamento de CAR no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), por meio de arranjo interinstitucional com prefeituras municipais continuará suas atividades nos próximos dias 29 de maio a 01 de junho no município do Conde.

CAR – Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, onde deverão constar, de forma georeferenciada, as informações ambientais da propriedade, formando uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.