Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Institucional

Quem Somos

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) foi criada pelo Governo do Estado da Paraíba em 20/12/1978, por meio da Lei nº 4.033, objetivando o desenvolvimento de uma política de proteção ao meio ambiente. Além de João Pessoa, a Sudema também tem núcleos nas cidades de Patos e Campina Grande.

MISSÃO

Desenvolver ações políticas de proteção, prevenção e educação ambiental, bem como estratégias com o intuito de garantir  às atuais e futuras gerações uma qualidade de vida compatível com a harmonia da natureza e livre de agressões predatórias, constantemente praticadas pelo próprio homem.

 

Diretor Superintendente/Técnico

 

Marcelo Antonio Carreira Cavalcanti de Albuquerque, 56, nasceu em João Pessoa-PB, é engenheiro civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduado em avaliação e perícia técnica na Fundação Oswaldo Cruz, em São Paulo. Já atuou como secretário de Planejamento e coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP); secretário de Infraestrutura da PMJP, quando, anteriormente, atuou como adjunto; diretor técnico da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan); gerente de acompanhamento e manutenção de obras da Secretaria de Educação do Estado; e secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma).   

 

Diretora Administrativa

Elisete Margo Andreoli, graduada em Ciências Econômicas pela Faculdades Integradas de Fátima do Sul, Mato Grosso do Sul. Especialização em Formação Geral e Desenvolvimento de Executivos na Faculdade de Administração e Negócios (FIA-USP). Especialização em Educação na Universidade de Brasília (UNB). Atuou por 30 anos no Banco do Brasil S.A, onde exerceu os cargos de escriturária, fiscal, assessora, gerente de clientes e administradora de agência. Atuou como coordenadora pedagógica e professora nas disciplinas de Administração e Marketing (Faculdades UNIUOL e Estácio de Sá) e na Pós-Graduação do Unipê, na disciplina de Gestão de Recursos Humanos e Responsabilidade Sócio Ambiental.

Diretor Técnico

Itaragil Venâncio Marinho, engenheiro florestal (UFCG, 2004), mestre em Ciências Florestais – Ecologia e Manejo de Caatinga (UFCG, 2011), especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis (UNICD, 2016), doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFPB). Atuou de 2015 a março de 2020 como Assessor Técnico na Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (SEIRHMA) do Estado da Paraíba e é Extensionista Rural de carreira da EMPAER-PB desde 2006. Tem experiência na área de Recursos Florestais Não Madeireiros, Produção Florestal Madeireira na Caatinga (manejo florestal comunitário e familiar, e empresarial), Inventários e Levantamentos Fitossociológicos de Caatinga e Mata Atlântica, Adequação Ambiental de Imóveis Rurais, EIA/RIMA e Licenciamento Ambiental, Extensão e Crédito Rural, e na área de Avaliação e Perícias de Engenharia.

ORGANOGRAMA                                   ATIVIDADES

Voltar para o topo