Unidades de Conservação da Paraíba são destaque na Semana do Meio Ambiente

publicado: 01/06/2018 11h27, última modificação: 09/10/2018 11h21
de090c49-4b2c-4e02-908a-2627de542bfd.jpg

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), vai realizar entre os dias 4 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2018. Com o tema “Unidades de Conservação: nosso compromisso, nosso orgulho”, a autarquia objetiva sensibilizar a população sobre o uso sustentável das Unidades de Conservação (UCs), além de alertar sobre a importância delas no que se refere ao equilíbrio da biodiversidade.

A abertura do evento acontecerá na segunda-feira (4), às 14h, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Deputado José Mariz, no munícipio do Conde. As ações também serão desenvolvidas nas cidades de João Pessoa, Bayeux e em Sousa. Entre as atividades destacam-se: palestras, exibição de filmes, distribuição de sementes e materiais educativos, apresentações culturais e a reabertura do Centro de Visitantes do Jardim Botânico Benjamim Maranhão.

O Superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho explicou a escolha da temática deste ano. “Nosso objetivo é conscientizar a população, por meio da educação ambiental, sobre a importância das Unidades de Conservação para a Paraíba. Fundamentais para o equilíbrio ecológico a sua preservação é de nossa responsabilidade e temos que ser sensíveis na preservação dos biomas presentes nestes locais, que são únicos e fundamentais em nosso ecossistema. Usar as unidades de forma sustentável é uma obrigação de todos para que futuras gerações tenham a oportunidade de desfruta-las também”, destacou.

Unidade de Conservação (UC) – As UCs são áreas decretadas como sendo especiais por possuírem requisitos ecológicos e/ou beleza cênica. São decretadas por autoridades federais, estaduais ou municipais. Na Paraíba, são 15 UC administradas pela autarquia, mais seis mantidas pelo Governo Federal, 12 pelos municípios e 10 particulares, todas conduzidas nos tipos de proteção: integral – que podem ser visitadas, mas necessitam de uma autorização e até acompanhamento especial; e de uso sustentável – que objetivam unir a conservação da natureza com a forma de uso sustentável dos recursos naturais.

Das 15 gerenciadas pela Sudema, nove exigem a proteção integral, como os Parques Estaduais da Mata do Pau Ferro, em Areia; Mata do Xém-Xém (Bayeux); Pico do Jabre (Maturéa e Mãe D’água); Pedra da Boca (Araruna); Mata de Jacarapé (João Pessoa), Aratu (João Pessoa); Trilha dos Cinco Rios (João Pessoa); Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (Cabedelo); e Monumento Natural Vale dos Dinossauros (Sousa).

Programação: 04/06/2018 Segunda-feira – 14h – Conde – Local: EMEIF Deputado José Mariz– Endereço: R. Maria Amélia, S/n, Jacumã distrito de Conde/PB Solenidade de abertura e apresentação da programação da Semana do Meio Ambiente 2018 Exibição do documentário: Unidades de Conservação da Paraíba Fala da Coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Drª. Simone Porfírio de Souza, sobre: Situação Atual da Área de Proteção Ambiental de Tambaba Apresentação cultural da cidade do Conde Exposição de material educativo pelos órgãos: FUNASA, SEIRHMACT, CAGEPA, EMPASA e Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba.

05/06/2018 Terça-feira – 9h – João Pessoa – Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão – Endereço: Av. Dom Pedro II, João Pessoa/PB Solenidade de abertura e apresentação da programação da Semana Do Meio Ambiente 2018 Exibição do documentário: Unidades de Conservação da Paraíba Fala da Coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Drª. Simone Porfírio de Souza, sobre: Situação Atual das Unidades de Conservação do Estado da Paraíba Fala da Diretora do Jardim Botânico Benjamin Maranhão, Mª. Suênia Cibele Costa de Oliveira, sobre: Reserva de Vida Silvestre da Mata do Buraquinho: um estudo de caso sobre processo de criação e gestão Apresentação cultural: Grupo de Dança Folclórica do SESC Paraíba Exposição de material educativo pelos órgãos: FUNASA, SEIRHMACT, CAGEPA, AESA, SES, EMPASA e Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba Reabertura do Centro de Visitantes do Jardim Botânico Benjamim Maranhão Coffee Break.

06/06/2018 Quarta-feira – 8h30min – Bayeux – Local: Escola Técnica Estadual de Bayeux – Endereço:Av. Liberdade, S/N, Centro, Bayeux/PB Solenidade de abertura e apresentação da programação da Semana Do Meio Ambiente 2018 Exibição do documentário: Unidades de Conservação da Paraíba Fala da Coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Drª. Simone Porfírio de Souza, sobre: Situação Atual do Parque Estadual da Mata do Xém-Xém Apresentação cultural: Celebrando o Cavalo Marinho da Paraíba Exposição de material educativo pelos órgãos: FUNASA, SEIRHMACT, CAGEPA, EMPASA e Batalhão de Policiamento Ambiental da Paraíba.

08/06/2018 Sexta-feira – 8h – Sousa – Local: Monumento Natural Vale dos Dinossauros – Endereço: Rodovia PB391, S/n, Uirauna, Sousa/PB Acolhimento ao público pelos palhaços “CABORÉ E SERAFINA” Visita ao Museu e às Pegadas Solenidade de encerramento Fala da Coordenadora de Estudos Ambientais da Sudema, Drª. Simone Porfírio de Souza, sobre: Situação Atual do Monumento Natural Vale dos Dinossauros Apresentação cultural: Grupo Musical Jovens Talentos – Projeto CRAS Mutirão Coffee Break e pintura facial nas crianças Distribuição de material educativo e sementes.