Notícias

Ações da Sudema no Vale dos Dinossauros são apresentadas no XIII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados

publicado: 10/11/2025 16h49, última modificação: 10/11/2025 16h49
Autarquia destacou projetos de revitalização e ações educativas no MONA.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
NOTA SITE 06.png
01 NOTA CAPA dino.png
02 FOTOS NOTA dino.png

 

 

Ações da Sudema foram apresentadas, na última semana, do XIII Simpósio Brasileiro de Paleontologia de Vertebrados, realizado na cidade do Crato (CE). Durante o evento, que ocorreu do dia 3 ao dia 5 de novembro, o técnico da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEDA) Daniel Cesarino apresentou ações realizadas no Monumento Natural Vale dos Dinossauros (MONA), Unidade de Conservação gerida pela Sudema na cidade de Sousa.

Uma das ações apresentadas foi a revitalização e curadoria do Novo Museu do MONA, destacando o trabalho técnico e científico conduzido por uma equipe multidisciplinar de paleontologia contratada pela Sudema. O projeto resultou na modernização do espaço museológico, ampliando sua capacidade de acolher pesquisadores e visitantes e reafirmando o compromisso da instituição com a valorização do patrimônio natural e científico da Paraíba.

Também foram mostradas as oficinas educativas imersivas “Uma Jornada no Tempo”, voltadas para estudantes da rede pública. As oficinas, de caráter teatral e participativo, permitiram às crianças vivenciarem o cotidiano de pesquisadores em paleontologia, utilizando a infraestrutura inaugurada pela Sudema. Outras oficinas tiveram como objetivo a sensibilização das crianças sobre o patrimônio geológico e a biodiversidade local, incluindo atividades de paleoarte e pintura, realizadas como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2025.

“Essas ações integraram a programação da Sudema para a data, reforçando o compromisso da instituição com a educação ambiental e a valorização do patrimônio natural da Paraíba”, afirmou Daniel Cesarino.

Todas as oficinas foram viabilizadas por meio da colaboração entre a SUDEMA, a Coleção de Mamíferos da UFPB (@mamiferos.ufpb), o Laboratório de Ecologia e Geociências da UFBA (@paleontologia_ufba) e paleoartistas parceiros, com destaque para Felipe Alves Elias (@paleozoobr) e Levi Caires (@esculturaselvagem), que contribuíram com consultoria e materiais para o desenvolvimento das atividades.