Notícias

Ações do Praia Limpa 2025/2026 movimentaram praias de João Pessoa neste fim de semana

publicado: 13/01/2026 16h25, última modificação: 13/01/2026 16h25
Educação ambiental, mutirões de limpeza e parcerias marcaram as ações realizadas em Jacarapé e no Bessa.
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
site 01.png
site 02.png
site 03.png
site 04.png
site 05.png
site 06.png
site 07.png
site 08.png
site 09.png
site 10.png

 

As atividades do projeto Praia Limpa 2025/2026 realizadas neste fim de semana, nos dias 10 e 11, mobilizaram equipes da Sudema, parceiros institucionais e voluntários nas praias de Jacarapé e Bessa. As ações ocorreram com foco em educação ambiental e sensibilização de frequentadores do litoral.

No sábado (10),as atividades ocorreram na praia de Jacarapé, no trecho entre o rio e o mar, reunindo equipes da Sudema, parceiros institucionais, voluntários e comunidade local. A programação incluiu mutirão de limpeza da faixa de areia, abordagens educativas com frequentadores, bares e estabelecimentos comerciais, além de atividades lúdicas e da distribuição de sacolas biodegradáveis e lixocar.

No domingo (11), a ação aconteceu na praia do Bessa, no bairro Jardim Oceania, em uma área de grande relevância ambiental e turística, que também abriga trechos de desova de tartarugas marinhas. As atividades reuniram representantes da Sudema, organizações da sociedade civil e voluntários, com destaque para a atuação da ONG Guajiru e da Inpact, que contribuíram com orientações sobre a conservação marinha e a proteção da fauna costeira. A programação incluiu mutirão de limpeza da faixa de areia, abordagens educativas com frequentadores, bares e estabelecimentos comerciais, além de atividades lúdicas, adesivagem de estabelecimentos comerciais, e distribuição de lixocar.

Ao longo do fim de semana, o projeto contou com a parceria da Prefeitura de João Pessoa e de suas secretarias, além do Batalhão Especializado no Policiamento do Meio Ambiente (BPMA), da ONG Guajiru, da Inpact, do grupo Soldados de Cristo, de representantes da comunidade pesqueira local e de voluntários da sociedade civil, reforçando a integração entre poder público e comunidade.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Lívia Cavalcante, o Projeto Praia Limpa mantém a educação ambiental como eixo central das ações. “As atividades educativas caminham junto com a ação prática, fortalecendo a sensibilização ambiental, a mudança de comportamento e o engajamento da população”, destacou.

O Praia Limpa segue com programações semanais até 1º de fevereiro, passando por nove municípios da costa paraibana. As informações sobre os próximos pontos de encontro estão disponíveis nas redes sociais da Sudema.