Notícias
Alerta de mar grosso no litoral do Nordeste exige atenção de navegantes e pescadores
A Capitania dos Portos da Paraíba informou que o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu o Aviso nº 353/2026, alertando para a ocorrência de mar grosso em área oceânica ao largo do litoral do Nordeste brasileiro. O aviso é válido até o dia 2 de julho de 2026.
De acordo com a previsão, a região compreendida entre as coordenadas indicadas será atingida por ondas de sudeste (SE) com altura entre 3,0 e 3,5 metros. A condição de “mar grosso” refere-se a um estado do mar com ondas elevadas e mais intensas, que tornam a navegação mais difícil e perigosa, especialmente para embarcações de pequeno porte, aumentando o risco de acidentes.
Diante do cenário, a Marinha do Brasil recomenda que navegantes, pescadores e praticantes de esportes náuticos redobrem a atenção e avaliem a necessidade de adiar ou suspender atividades no mar. Também é essencial verificar as condições de segurança das embarcações, garantir a presença de equipamentos de salvatagem e acompanhar regularmente os avisos meteorológicos.
A orientação é que marinas, colônias de pesca, clubes náuticos, empresas de navegação e órgãos de Defesa Civil ampliem a divulgação do alerta, contribuindo para a prevenção de acidentes e a proteção da vida humana no mar.
Em caso de emergência, o contato deve ser feito imediatamente com o SALVAMAR, pelo telefone 185. Informações ou denúncias também podem ser encaminhadas à Capitania dos Portos da Paraíba por meio do Disque Denúncia: (83) 99302-9294.