Audiência pública sobre plano de manejo da APA do Roncador acontece nesta segunda-feira (30)

publicado: 26/01/2023 14h20, última modificação: 26/01/2023 14h14
Nesta segunda-feira (30), a Sudema realizará uma audiência pública para a apresentação do plano de manejo da unidade de conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Roncador. A reunião acontecerá na Câmara Municipal de Borborema, às 14h, e será aberta ao público para discutir as necessidades da área.

O plano de manejo é um documento previsto pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e consiste em um conjunto de estudos ambientais sobre a unidade de conservação, trazendo regras, planos e programas que visam ao cumprimento dos objetivos para a manutenção de determinada unidade de conservação.

Como ele, é possível se fazer um controle ambiental mais eficaz sobre as unidades de conservação, pois este mapeia e regula o uso de determinada unidade, expondo o que é proibido e permitido no local.

A audiência pública é uma etapa importante para a efetivação do plano de manejo. Nela, é apresentado o diagnóstico realizado pela empresa contratada para elaboração do plano de manejo, possibilitando a discussão com a sociedade civil para que seja possível compreender as necessidades da gestão e da população.

A sede da Câmara Municipal, onde ocorrerá a audiência, fica localizada na Rua Pedro Moreno Gondim, s/n, Centro. Outras audiências públicas para discussão de planos de manejo acontecerão nos próximos dias em toda a Paraíba.