CEA participa de oficina sobre construção de fossa ecológica

publicado: 22/08/2019 15h21, última modificação: 22/08/2019 15h21
image1.jpeg

A Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA) da Sudema participou, nas últimas semanas, da Oficina de Construção de Fossa Ecológica promovida pela Prefeitura Municipal do Conde, através da Secretaria de Meio Ambiente do município.

A oficina foi realizada no Viveiro Municipal do Conde em três encontros, nos dias 30 de julho, 12 e 15 de agosto, com a participação de representantes de várias entidades e moradores do município interessados em implementar o sistema de fossa ecológica em suas comunidades.

As atividades incluíram exposição teórica, com uma palestra a respeito da concepção e aplicações desta tecnologia e prática, além da construção de uma fossa, que ficará instalada no viveiro municipal para fins educativos.

A Sudema é parceira da Prefeitura do Conde e gestora da Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental de Tambaba, localizada no município.

Bacia de Evapotranspiração

A Bacia de Evapotranspiração, conhecida como “fossa ecológica” ou “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, usada na descarga de sanitários convencionais. O sistema não gera efluentes e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele, os resíduos humanos são transformados em nutrientes para as plantas e a água só sai por meio de evaporação, completamente limpa.