Notícias

Conselho Gestor da APA Naufrágio Queimado discute alterações no Plano de Ação Emergencial

publicado: 13/03/2026 17h22, última modificação: 13/03/2026 17h22
Reunião discutiu ordenamento territorial e atualização de normas relacionadas às atividades na unidade
1 | 2
2 | 2
imagem_2026-03-13_172205278.png
imagem_2026-03-13_172208904.png

 

 

O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado (APANQ) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), uma reunião para discutir a revisão do Plano de Ação Emergencial (PAE) da Unidade de Conservação. O encontro contou com a participação de membros do Conselho e de representantes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), responsável pela gestão da área.

Durante a reunião, foram debatidos aspectos relacionados ao ordenamento territorial da unidade e ao regramento das atividades realizadas no local, com foco no aprimoramento dos instrumentos de gestão e segurança. A atualização do plano também incorporou referências à legislação relacionada ao turismo de aventura, além de normas técnicas brasileiras (NBRs) que tratam da organização e da segurança dessas atividades em ambientes naturais.

Segundo o gestor da unidade, Anderson Alcântara, a revisão do plano representa um avanço importante para o fortalecimento da gestão da APA. “O objetivo é atualizar o Plano de Ação Emergencial com base nas normas mais recentes e nas necessidades atuais da unidade, garantindo mais organização, segurança e clareza para as atividades realizadas no território”, destacou.