Notícias

Conselho Gestor do Parque Estadual Mata do Pau Ferro inicia nova etapa de atuação

publicado: 29/08/2025 16h59, última modificação: 29/08/2025 16h59
Conselho Gestor do Parque Estadual Mata do Pau Ferro realiza primeira reunião, com posse dos conselheiros e início das atividades para gestão participativa e proteção ambiental.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
SITE CAPA.png
NOTA CAPA.png
NOTA FOTOS 01.png

 

Foi realizada esta semana a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual Mata do Pau Ferro, em Areia, marcando o início das atividades do colegiado após a publicação da Portaria SUDEMA nº 57/2025, que reconstituiu oficialmente seus membros em 2 de agosto.

"O encontro foi um marco importante para a gestão participativa da Unidade de Conservação, com a entrega dos termos de posse aos conselheiros(as), que agora passam a atuar formalmente no processo de decisão e acompanhamento das ações do Parque", explicou o superintendente do órgão, Marcelo Cavalcanti.

Na ocasião, foram apresentadas as atividades recentes desenvolvidas pela equipe técnica e discutida a apresentada a proposta do Corredor Ecológico Pau Ferro – Barragem de Pitombeira, projeto conduzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) em parceria com o Instituto ECCUS, voltado à conectividade ecológica, proteção da biodiversidade e integração com comunidades locais.

O início das atividades do Conselho Gestor foi marcado por debates estimulados pelos próprios conselheiros(as), que trouxeram contribuições, propostas e encaminhamentos. "Esse engajamento demonstra o interesse e a disposição ativa dos representantes em fortalecer a gestão da Unidade de Conservação, reforçando a importância da participação social", avaliou a coordenadora de Estudos Ambientais, Taissa Régis.

Com a retomada do Conselho, o Parque Estadual Mata do Pau Ferro busca avançar na construção de uma gestão democrática, participativa e transparente, consolidando avanços na proteção da Mata Atlântica e o fortalecimento do vínculo entre a Unidade de Conservação e a sociedade.