Notícias
COP 30: Sudema integra painel que debateu proteção costeira e marinha na Paraíba
A Sudema participou, nesta segunda-feira (17), do painel "Preamar: Monitoramento, Ciência e Ação Integrada para Fortalecer a Proteção Costeira e Marinha da Paraíba". O evento aconteceu no espaço da secretaria geral da presidência da República, na Zona Verde, e encerrou a participação do órgão na COP 30, em Belém (PA).
Durante o painel foi apresentado o Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (Preamar-PB), programa apoiado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB), que tem como objetivo realizar pesquisas e diagnósticos sobre a costa em nove municípios paraibanos.
A Sudema, representada pela técnica Natália Pessoa, tratou da gestão das Unidades de Conservação, enfatizando atribuições e responsabilidades. "Apontamos que, com a criação da APA Naufrágio Queimado, a proteção costeira na Paraíba passou de apenas 0,5% para 10,7%, permitindo que o estado cumprisse a Meta 11 de Aichi em âmbito estadual — compromisso firmado na COP10, em Nagoya - que prevê a conservação de pelo menos 10% das áreas marinhas e costeiras", explicou Natália.
O órgão tratou também das frentes de atuação do Plano de Ação Emergencial (PAE), publicado em 2024, que inclui capacitação, ações educativas, fiscalização, licenciamento de embarcações e balizamento.
Natália ainda reforçou a participação da Sudema na Carta de Compromisso dos Governos Subnacionais Brasileiros com Soluções Climáticas Baseadas no Oceano, reforçando o compromisso do Estado com a proteção de ecossistemas costeiros e com uma transição para uma economia azul sustentável.
O painel contou ainda com a participação dos técnciso do Preamar Karina Massei, Marcos Saboya e Eduardo Paes, e com a mediação de Ingredhy Dantas, da Funetec. A Sudema ainda esteve representada pelos técnicos Elze Rodrigues, Manoel Victor Vidal e Ítallo Harlan.