Notícias

Curso de Boas Práticas acontece na Sudema

publicado: 16/04/2019 10h53, última modificação: 16/04/2019 10h54
bp5.jpg

“O curso de Boas Práticas faz parte de uma mudança de conduta, pois é um incentivo à preservação ambiental, porque às vezes a gente liga o som e não tem a consciência de que está fazendo algo de errado”. Essa é a opinião do comerciante Pedro Almeida, que está participando da 20ª edição do curso de Boas Práticas, promovido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), com a orientação da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) e apoio da Divisão de Fiscalização (Difi), que está acontecendo no auditório da autarquia pública, até esta quarta-feira (17).

O objetivo do curso é conscientizar os cidadãos que foram autuados por infringirem as leis ambientais, e é dividido em três módulos, quando ao final, os participantes preparam uma apresentação oral com os temas abordados para aqlguns servidores da Sudema ou uma turma de estudantes em uma escola. Os participantes decidem qual o público a ser atingido. “A atividade é de extrema importância para que eles entendam que ao infringir as leis ambientais, eles estão causando danos ao meio ambiente, à sociedade e à saúde humana”, pontua Taciana Wanderley, coordenadora da Ceda.

As infrações com mais incidências são poluição sonora, desmatamento e transporte de material ilegal. Todos os participantes recebem certificados devidamente assinados pelos instrutores e diretores da Sudema, além de terem de volta seus equipamentos que haviam sido apreendidos. Mais de 40 pessoas foram convocadas para fazer o curso, mas apenas dez compareceram. Outro curso está previsto para o início do segundo semestre deste ano.