Notícias
Descarte incorreto de medicamentos contamina solo e traz riscos à saúde

O que você faz quando encontra medicamentos vencidos ou quando não precisa mais deles? A prática mais comum é jogar os remédios no lixo de casa, mas você sabia que esse descarte pode acarretar em danos ao meio ambiente?
A prática de jogar medicamentos em desuso no lixo ou na descarga de casa pode gerar danos aos solos e aos mares. Uma vez descartado no lixo comum, o medicamento pode soltar substâncias químicas nocivas aos solos, afetando também os animais ou qualquer pessoa que entre em contato com o local afetado. Ao ser descartado pela rede de esgoto, também afeta diretamente a água.
“Por menor que pareça, a ação de descartar o medicamento de forma incorreta acaba causando malefícios não visíveis, como a contaminação do solo, do lençol freático e dos rios. Há um grande risco para a população”, afirmou Walesca Lacerda, engenheira ambiental.
Então como descartar corretamente os medicamentos vencidos? A melhor forma de descartar os remédios é através de pontos de coleta. Você pode fazer o descarte correto levando-os a farmácias e postos públicos, que esses resíduos e fazem o descarte adequado.