Notícias
Descarte incorreto do óleo de cozinha contamina o meio ambiente; saiba o que fazer

É comum entre os brasileiros o uso do óleo de cozinha em diversos preparos, mas, após sua utilização, muitos não sabem o que fazer com esse tipo de resíduo. Assim, não são raras as práticas de jogar o óleo na pia ou ainda armazená-lo em sacolas plásticas ou recipientes fechados para então jogar no lixo comum.
O óleo de cozinha é altamente poluente e seu descarte incorreto é capaz de gerar uma série de malefícios ao meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.
“É um tipo de poluição que compromete diversos ecossistemas e afeta diretamente diversas espécimes e seus habitats. Estudos indicam que um litro de óleo pode contaminar mais de 20 mil litros de água”, explicou o educador ambiental Felipe Morais. O ideal é, inicialmente, resfriar o material, filtrá-lo, colocá-lo em uma garrafa PET e encaminhá-lo ao descarte correto. Procure saber com a prefeitura de sua cidade a respeito dos pontos de coleta próximos a sua casa.
Outra opção é reciclar o material. A partir do óleo de cozinha, é possível produzir resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animal e até biodiesel.
Saiba como fazer sabão ecológico na sua casa
Para fazer o chamado sabão ecológico é só seguir o passo a passo:
-
Adicione cinco litros de óleo de cozinha usado em um balde, filtrando com uma peneira eventuais restos de comida;
-
Acrescente um copo americano de fubá, 500 mL de detergente de coco e um litro de soda cáustica líquida e misture-os. Para o manuseio da soda cáustica, é necessário o uso de EPIs como luvas, óculos, máscara e avental;
-
Em seguida, acrescente um litro de água quente e, se preferir, alguma essência;
-
Mexa por 40 minutos sem parar;
-
Despeje em uma forma e deixe endurecer por volta de 10 dias;
-
Passado este período, basta cortá-lo em barras e o sabão está pronto para uso.