Notícias

Dia Nacional da Caatinga celebra importância do bioma predominante na Paraíba

publicado: 28/04/2022 12h46, última modificação: 28/04/2022 12h48
Dia Nacional da Caatinga Arte.png

É celebrado hoje, no Brasil, o Dia Nacional da Caatinga. A data de 28 de abril foi escolhida em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrinho, grande nome dos estudos ambientais no país. Na Paraíba, esse bioma ocupa cerca de 90% do território, o que demonstra a importância de conhecer e valorizar as diferentes características dessa vegetação.

A Caatinga é um bioma genuinamente brasileiro. Nela é possível encontrar espécies como xique-xique, mandacaru, caititu, veado-catingueiro, asa branca, soldadinho-do-araripe e arara-azul-de-lear. Além disso, uma das características desse bioma é a perda das folhas de grande parte de suas plantas, deixando a paisagem com um aspecto de “morto”. No entanto, isso é apenas uma forma que suas plantas encontram de evitar a perda de água por meio da transpiração.

“A Caatinga é muito rica e predominante na Paraíba. A data se mostra importante para conscientizar as pessoas que desconhecem a relevância desse bioma não só para o nosso estado, mas para todo o Brasil”, comentou o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti.

A preservação desse bioma é de extrema importância, pois, além de sequestrar o gás carbônico (CO2) da atmosfera, contribuindo com a redução do aquecimento global, a Caatinga também é uma rica fonte de matérias-primas, como frutos silvestres, forragem, fibras e plantas medicinais, essenciais para o sustento das comunidades tradicionais e para todo o território brasileiro.

Como forma de levar conhecimento a crianças e adolescentes a respeito do bioma, a Sudema realiza, em escolas de todo o estado, palestras e oficinas tratando da Caatinga. Os gestores que tiverem interesse podem agendar ações e solicitar material educativo através do e-mail ceda.sudema.jp@gmail.com.