Educação ambiental da Sudema realiza 75 ações no primeiro semestre

publicado: 26/07/2017 11h33, última modificação: 09/10/2018 11h20

Foto: Marcela Lopes

No primeiro semestre de 2017, cerca de 12 mil pessoas foram beneficiadas com a atuação da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Durante este período, foram desenvolvidos pela equipe de educação ambiental da autarquia, aproximadamente 75 ações, entre palestras, cursos, capacitações, oficinas de material reciclado, reuniões, projeto nas comunidades de praias e manguezais, ações alusivas ao mês da água e semana do meio ambiente.

“Mostrar a população a importância da preservação ambiental e criar cidadãos multiplicadores das causas ambientais, vem sendo uma das nossas metas aqui na Sudema”, diz o superintendente da Sudema, João Vicente Sobrinho.

Ele avalia que o trabalho da educação ambiental é árduo, requer paciência e persistência: “É como o plantio de um agricultor, que escolhe a semente e a planta, e todos os dias cuida dela para dali colher os bons frutos”, compara.

Já coordenadora da Ceda, Taciana Wanderley, destaca os propósitos das ações: “Visamos o desenvolvimento dos processos educativos no contexto da gestão do meio ambiente, considerando sempre a realidade espacial no âmbito que está inserida. Dentre os temas abordados estão a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) – Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA)”, explicou.

Taciana Wanderley acrescentou que as atividades desenvolvidas pela Ceda seguem três linhas: “As nossas frentes de trabalhos são a educação formal – escolas das redes pública e privada; educação informal – sociedade civil, ONGs, associações e outros segmentos da sociedade; institucionais e interinstitucionais – empresas da rede privada, prefeituras, secretarias de Estado, entre outras. Acreditamos que só por meio da participação destes agentes sociais teremos transformações concretas e salvaremos o nosso ecossistema”, destacou.

Calendário de atividades – Para o restante do ano, a Ceda tem em sua programação o curso de boas práticas ambientais; Projeto Vivendo Bem; Mês da Juventude; Projeto Praia Limpa Verão Rico; palestras, oficinas e outras atividades de acordo com a demanda. Informações sobre solicitação de oficinas podem ser obtidas pelo telefone: 3221-9686.