Notícias

Encontrou um gambá? Saiba como proceder

publicado: 07/11/2024 13h00, última modificação: 06/11/2024 15h43
O período reprodutivo dessa espécie ocorre entre a primavera e o verão, e a busca por alimentos por parte das fêmeas se intensifica, para que elas possam nutrir seus filhotes, fazendo com que fiquem mais expostas.
imagem_2024-11-06_154216369.png

 

É comum encontrar timbus ou gambás, como são conhecidos popularmente os indivíduos da espécie Didelphis albiventris, especialmente perto de matas e em zonas urbanas com vegetação mais densa. O período reprodutivo dessa espécie ocorre entre a primavera e o verão, e a busca por alimentos por parte das fêmeas se intensifica, para que elas possam nutrir seus filhotes, fazendo com que fiquem mais expostas. Também é comum que elas fiquem mais estressadas nesse período, uma vez que estão lidando com a própria sobrevivência e a de sua prole.

Esses são animais noturnos e inofensivos para os seres humanos, reagindo apenas quando são atacados. São excelentes caçadores de escorpiões e outros aracnídeos, além de também consumirem insetos, como baratas, e pequenos animais, sendo nossos aliados no controle de pragas. São também resistentes ao veneno de serpentes peçonhentas, como jararacas e cascavéis, sendo capazes de predar esses animais.

“Os timbus desempenham um papel ecológico essencial. Além de participar no controle de pragas, esses marsupiais são dispersores de sementes, contribuindo para a regeneração de plantas nativas. Eles também são uma fonte de alimento para predadores maiores, como raposas e aves de rapina. São fundamentais para a manutenção dos ecossistemas onde vivem, auxiliando no controle biológico e na manutenção da biodiversidade”, pontuou Marília Paes, da Divisão de Fauna (DIFAU) da Sudema.

Caso encontre um gambá, não o mate. Deixe que siga seu caminho. Se o animal estiver em local impróprio, como dentro de uma casa ou apartamento, entre em contato com a Polícia Ambiental através do 190 para que seja feita a retirada de forma correta.