Notícias

Fiscalizações de verão monitoram atividades turísticas no litoral paraibano

publicado: 30/01/2026 13h36, última modificação: 30/01/2026 13h36
Ações ocorreram nos dias 24 e 25 de janeiro e reforçam o cumprimento das normas ambientais em praias e áreas protegidas
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
site 01.png
site 02.png
site 03.png
site 04.png
site 05.png
site 06.png
site 07.png
site 08.png

 

 

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, no último final de semana, mais uma etapa das fiscalizações de verão em áreas do litoral paraibano com intenso fluxo de visitantes. As ações tiveram como foco o monitoramento ambiental e o ordenamento das atividades turísticas, com atenção especial ao uso do espaço marinho e costeiro e à prevenção de impactos ambientais.

No sábado (24), a fiscalização ocorreu na Praia dos Seixas e na Penha, inseridas na Área de Proteção Ambiental de Naufrágio Queimado (APANQ), com atuação integrada das equipes da Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA), do Setor de Geoprocessamento (SetGeo) e da Divisão de Fiscalização (DIFI). O trabalho teve como objetivo verificar o cumprimento das normas previstas no Plano de Ação Emergencial (PAE), especialmente no que se refere à operação de embarcações turísticas nas piscinas naturais. Durante o monitoramento, que incluiu a observação direta das embarcações e o uso de imagens aéreas por drone, foram identificadas irregularidades como transporte irregular de passageiros, conhecido como táxi-lancha, além da circulação e ancoragem de lanchas e jet skis sobre áreas de recifes de corais, além da presença de pessoas em cima dos corais, práticas que causam danos ao ambiente marinho.

Já no domingo (25), as equipes da CEA, DIFI e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BEPMA) atuaram na Área de Proteção Ambiental (APA) de Tambaba, com fiscalização voltada à prática de rapel nas falésias, além do monitoramento das praias de Tambaba e Praia Bela. Foram identificadas áreas utilizadas para a prática de rapel na região da Praia da Arapuca, embora a atividade não estivesse ocorrendo no momento da fiscalização. Na sequência, a equipe acompanhou o uso da área naturista de Tambaba durante o período da manhã e, em Praia Bela, constatou a circulação irregular de quadriciclos na faixa de areia, em trecho onde esse tipo de atividade é proibido.

As fiscalizações de verão fazem parte de um conjunto de ações contínuas da Sudema para garantir o uso público responsável, proteger ecossistemas sensíveis e reforçar a conscientização de visitantes, operadores turísticos e usuários das praias quanto ao cumprimento da legislação ambiental.