Governo do Estado participa de Fórum de Proteção do Rio Gramame

publicado: 09/10/2018 11h19, última modificação: 09/10/2018 11h19

Visando discutir ações de proteção e revitalização do Rio Gramame, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente ( Sudema), participou, na terça- feira (24), no auditório do Ministério Público da Paraíba, do Fórum de Proteção do Rio Gramame. Na ocasião, foi apresentado um Plano de Estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba e assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) definindo o comprometimento técnico das instituições presentes em defesa do Rio.

João  Vicente Machado Sobrinho, superintendente da Sudema,  falou sobre o Fórum e os trabalhos  que serão realizados pelas entidades. “ Com o Fórum,  fortaleceremos  as ações em prol do Gramame,  formando  um verdadeiro batalhão ambiental. Com a união das entidades, os trabalhos serão mais eficazes para coibir a degradação ambiental da localidade”, explicou.

O procurador da República, José Godoy, ressaltou a importância do rio para a cidade e falou sobre o TAC. “Preservar a bacia do Gramame é fundamental  a sobrevivência hídrica de João Pessoa, afinal,  o rio abastece toda capital e sua degradação atinge setores  ambientais, saúde pública, economia, e outros. Acredito que  com o Termo de Compromisso assinado hoje,  teremos um trabalho centrado e coeso” disse.

Já a  Reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth de Fátima Formiga Melo, acrescentou que os trabalhos desenvolvidos na academia devem ter como meta a finalidade social. “ Fico feliz em fazer parte deste projeto, os conhecimentos acadêmicos tem que ultrapassar os limites das Universidades, pois, nosso papel como pesquisadores é dar uma resposta a sociedade e   contribuir para o desenvolvimento social”, falou.

Participaram do evento representantes dos seguintes órgãos e entidades: MPF/PB, MPPB, Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), entre outros.

Rio Gramame –  O rio tem 54,3 km de extensão e nasce na região do Oratório, em Pedras de Fogo, desaguando na Barra de Gramame , sua bacia banha uma  área de 589,10 km², atingindo sete municípios: Alhandra, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Santa Rita, São Miguel de Taipu e Pedras de Fogo. Por se localizar em torno da Grande João Pessoa, é uma bacia que tem sofrido muita ação da presença humana.