Governo do Estado participa de visita técnica e reunião para discutir ações sobre erosão da Barreira do Cabo Branco

publicado: 12/07/2016 08h59, última modificação: 09/10/2018 11h20
sudema-visita-tecnica-sobre-erosao-da-barreira-do-cabo-branco-2.jpg

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), participou de uma vistoria técnica e de uma  mesa redonda  para discutir a adoção de medidas urgentes para solucionar o problema da erosão na Barreira do Cabo Branco. Também participaram representantes de órgãos das esferas federal e municipal.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, ressaltou a importância da iniciativa. “Ações como estas são válidas, pois estamos juntos com um único objetivo, salvar a barreira. A autarquia concedeu a licença prévia ao Município, o que o autoriza a fazer a licitação, respeitando, é claro, os condicionantes para a execução da obra, tão esperada pela população” disse.

A iniciativa foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e aconteceu no Hotel Atlântico Cabo Branco, localizado no bairro de mesmo nome, em João Pessoa.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Federal, Luiz Lauro Filho, destacou a urgência de intervenções no local. “Pensei que era um problema que poderia esperar, mas constatamos que é algo urgente. Uma questão ambiental, que precisa de ações mais efetivas. Colocamo-nos à disposição do Estado da Paraíba e vamos juntos lutar para salvar esse patrimônio nacional”, enfatizou.

Na visita técnica, o coordenador do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, Bruno Siqueira, representante do Ministério do Meio Ambiente, disse que os recursos para viabilizar a obra só serão liberados após a análise do projeto. “Não o recebemos oficialmente para capitanear justamente os parceiros federais, os pesquisadores das universidades, para analisa-lo e ver que forma a gente pode dar vasão a essa demanda”, explicou.

Licencia prévia – No último dia 29 de junho a Sudemaassinou a licença prévia, a fim de que a gestão municipal dê encaminhamento urgente aos procedimentos de execução das obras.