Notícias

Itacoatiaras do Ingá: Paraíba ganha 15ª Unidade de Conservação Estadual

publicado: 08/10/2025 14h45, última modificação: 09/10/2025 14h49
A iniciativa tem o objetivo de proteger o sítio arqueológico de arte rupestre, possibilitar a realização de pesquisas científicas e promover o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Itacoatiaras do Ingá
JOAO.png
WhatsApp Image 2025-10-08 at 5.08.49 PM.jpeg

 

 

O governador João Azevêdo assinou, nesta terça-feira (7) o decreto de criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá. A iniciativa tem o objetivo de proteger o sítio arqueológico de arte rupestre, possibilitar a realização de pesquisas científicas e promover o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental. Esta será a 15ª Unidade de Conservação Estadual, espaços geridos pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

Na ocasião o governador anunciou ações para garantir a conservação da biodiversidade e assegurar a mitigação de carbono atmosférico (CO2); proteger áreas e biomas da Caatinga e Mata Atlântica, contribuindo para a preservação e a restauração da diversidade deste ecossistema natural; e conservar trecho do Rio Ingá, preservando os recursos hídricos utilizados pelas comunidades do Agreste Paraibano.

A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), irá executar obras orçadas em mais de R$ 29,3 milhões no local, que contará com espaço de recepção, conscientização e exposição, lojas de souvenir, sala multiuso para atividades educacionais de conscientização, sala dos pesquisadores, alojamentos feminino e masculino, restaurante, laboratório, sala de exposição permanente, dentre outros ambientes.