Notícias

Jardim Azul garante dia de diversão e contato com a natureza a crianças e adolescentes com autismo

publicado: 15/07/2025 14h15, última modificação: 15/07/2025 13h46
Projeto promove vivência na natureza com oficinas lúdicas e atividades inclusivas para crianças e adolescentes com autismo.
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
CAPA_SITE.png
NOTA CAPA.png
NOTA FOTOS 01.png
NOTA FOTOS 02.png
NOTA FOTOS 03.png

 

Crianças e adolescentes com autismo tiveram um dia de diversão e atividades especiais de promoção do contato com a natureza. Tudo isso fez parte do projeto Jardim Azul, iniciativa da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio do Jardim Botânico Benjamim Maranhão. A atividade aconteceu no último sábado (12) e está em sua 4ª edição.

A programação foi montada de forma a promover o desenvolvimento social, cognitivo e lúdico das crianças e adolescentes através de atividades lúdicas e educativas. A oficina sensorial e criativa “Natureza que vira arte” incluiu a coleta de elementos naturais e caminhada orientada, criação de tintas naturais, pintura livre com elementos da natureza e
confecção de coroas com folhas e carimbos.

Já na atividade “Escoteiros azuis” os participantes tiveram vivência ao ar livre voltada à autonomia, cooperação e aventura, com montagem de barracas de acampamento e de ponte de três cordas entre árvores, tudo acompanhado por especialistas da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

O evento contou com o apoio de especialistas como Marília Sales, Danrley Highlander e Aline Kálita, psicólogos com experiência em ABA, Arteterapia e TCC no atendimento infantojuvenil, além da colaboração do chefe escoteiro Peron Marruda e da Profª Danielle Lourinho, que atua com o Método Educativo Escoteiro e práticas de Neuroaprendizagem.