Notícias

Jardim Botânico Benjamin Maranhão completa 20 anos

publicado: 28/08/2020 10h20, última modificação: 28/08/2020 10h21
IMG_0682.jpg

No coração de João Pessoa, o Jardim Botânico Benjamin Maranhão (JBBM) é uma das opções de lazer preferidas de paraibanos e turistas. Somando 443 hectares de área, o Jardim completa, nesta sexta (28), 20 anos de existência, sendo um verdadeiro oásis da natureza em pleno espaço urbano.

            Criado pelo Decreto Estadual nº 21.264/2000, o Jardim  Botânico Benjamin Maranhão ficando inserido na RVS Mata do Buraquinho, uma Unidade de Conservação que representa um dos maiores resquícios de Mata Atlântica em perímetro urbano do país, reunindo mais de 540 espécies de plantas, como ipê, embaúba e imbiriba. Além das 15 trilhas abertas a visitação, o Jardim costuma oferecer ao público oficinas, palestras e minicursos.

 “Os Jardins Botânicos são instituições de pesquisa que têm como objetivo principal a conservação das plantas. Para o público, essa pesquisa é repassada nas atividades de visitação, em especial as trilhas, através da técnica de interpretação ambiental, que nada mais é do que traduzir a linguagem da natureza ao visitante de forma clara e de acordo com seu prefil”, explicou a diretora do JBBM, Suênia Oliveira.

            O Jardim já está se preparando para o retorno de suas atividades, em respeito à Portaria SUDEMA nº 56/2020 e ao Plano Novo Normal do Governo do Estado. Agora, todas as visitas serão agendadas, seja no caso das trilhas, uso de espaços comuns ou ensaios fotográficos. Além disso, o Jardim funcionará com uma capacidade limitada de visitantes por dia, o uso de máscara será obrigatório e os bebedouros permanecerão fechados, bem como os espaços de visitação em ambientes internos, como o centro de visitantes e o auditório.

Maiores informações sobre a reabertura serão divulgadas no site da Sudema e em nossas redes sociais.