Notícias

Jardim Botânico celebra 25 anos com atividades educativas e culturais

publicado: 29/08/2025 16h51, última modificação: 29/08/2025 16h51
Tarde do evento incluiu trilha fotográfica, oficinas e visita guiada ao meliponário
1 | 8
2 | 8
3 | 8
4 | 8
5 | 8
6 | 8
7 | 8
8 | 8
SITE CAPA (1).png
NOTA CAPA (1).png
NOTA FOTOS 01.png
NOTA FOTOS 02.png
NOTA FOTOS 03.png
NOTA FOTOS 04.png
NOTA FOTOS 05.png
NOTA FOTOS 05 copiar.png

 

O Jardim Botânico Benjamim Maranhão teve, durante a tarde desta quinta-feira (28), continuação da programação especial em comemoração aos seus 25 anos de criação. A distribuição de mudas, que também aconteceu durante o turno da manhã, recomeçou às 13h30 e as demais atividades tiveram início às 14h. Os visitantes participaram de trilha fotográfica, exposições, visita ao meliponário e oficina de plantio no bambu.

A trilha fotográfica, que teve inscrições encerradas rapidamente, permitiu aos visitantes registrar a biodiversidade local e explorar diferentes aspectos da fauna e flora do Jardim Botânico. Com quase duas horas de duração, os fotógrafos percorreram trilhas dentro da Mata do Buraquinho, acompanhados por uma guia do Jardim.

A oficina “Mini Horta Sustentável: Cultivando no Bambu” e a visita ao meliponário também chamaram a atenção por envolverem os participantes em experiências práticas e educativas, estimulando a curiosidade e o contato direto com a natureza. A oficina de cultivo forneceu conhecimento a respeito de espécies comestíveis e como lidar com elas. A exposição no meliponário apresentou diversas espécies de abelhas sem ferrão cultivadas no Jardim Botânico e o funcionamento de suas colmeias, além de tirar dúvidas sobre abelhas em geral. Também foi realizada a exposição Foco na Botânica, por estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com fotos e espécimes diversos de plantas, além de microscópio para observação de material por parte dos interessados.

A iniciativa, promovida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), reforça o caráter educativo e cultural da Unidade de Conservação, aproximando a população da biodiversidade local e incentivando práticas de conservação.