Notícias
Jardim Botânico comemora 25 anos com cadeiras Julietti e programação especial
O Jardim Botânico Benjamim Maranhão celebra nesta quinta-feira (28) seus 25 anos de criação com um dia de atividades especiais. A programação começou às 9h30, com a entrega, pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), das cadeiras Julietti, equipamento que vai garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção às trilhas do espaço. A Reserva de Vida Silvestre Mata do Buraquinho é apenas a segunda unidade de conservação estadual do nordeste a adquirir o equipamento.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, celebrou a importância do Jardim Botânico como espaço ímpar, disponível em poucas capitais brasileiras. “Agora esse espaço vai unir meio ambiente e acessibilidade. Isso vai trazer oportunidade para muita gente contemplar e utilizar esse espaço tão bonito. É um grande passo na democratização do acesso à natureza”, afirmou.
O secretário executivo de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Radomécio Leite, parabenizou a equipe e falou da excelência do trabalho técnico realizado. “São pessoas que atuam na preservação, na conscientização, na educação, que é tão essencial. Essa é uma responsabilidade coletiva e ainda mais importante nesse momento de instabilidade global relacionada ao meio ambiente”, afirmou. Ele representou a secretária da pasta, Rafaela Camaraense.
As cadeiras Julietti permitem que pessoas com mobilidade reduzida tenham a experiência de percorrer as trilhas mais difíceis em meio à natureza. Os equipamentos foram testados durante o evento por Waldir Válber Pereira e Diara Gouveia. Diara afirmou que a cadeira representa inclusão. “Com isso as pessoas com deficiência podem fazer parte das atividades, participar e fazer o que tem vontade”, afirmou.
O gestor da Escola Ana Paula, da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Alisson Xavier, destacou o poder de transformação que uma oportunidade tem na vida de pessoas com deficiência. “Esse equipamento vem para transformar e trazer bem-estar e qualidade de vida por meio da acessibilidade. Muitos dos nossos alunos estão tendo a oportunidade de conhecer esse espaço pela primeira vez e vão poder desfrutar dele”, afirmou.
O coordenador do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, Bruno Assis, explicou que as cadeiras serão operadas pelos funcionários do espaço para garantir a segurança dos usuários. As trilhas estão disponíveis de terça à sábado, sempre às 9h e 14h. É possível fazer o registro no próprio local, mas recomenda-se que grupos grandes e pessoas com deficiência que pretendem utilizar as cadeiras agendem com antecedência, o que pode ser feito por meio do telefone (83) 32187880.
Apresentação cultural - O evento foi marcado pela apresentação do grupo vocal do Instituto dos Cegos, que apresentou duas canções. A estudante Natália Farias, que também faz parte da instituição, apresentou um número de dança. As performances emocionaram os presentes e deixaram claro o poder da arte no processo de inclusão e socialização.
Autoridades - Também participaram do evento a vice-presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Ana Carla Perazzo, a defensora pública e Coordenadora do Núcleo Especial dos Direitos Humanos, Dra. Fernanda Peres, a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, entre outras autoridades.
Programação - A comemoração segue no turno da tarde, a partir das 13h30, com trilha fotográfica, exposição e visita guiada no meliponário, oficina de plantio no bambu e exposição botânica; além da distribuição de mudas, que ocorre durante todo o dia.