Notícias

Jardim Botânico comemora 25 anos com cadeiras Julietti e programação especial

publicado: 28/08/2025 14h23, última modificação: 28/08/2025 14h25
Novos equipamentos garantem acessibilidade em trilhas e celebram marco histórico da Unidade de Conservação
1 | 12
2 | 12
3 | 12
4 | 12
5 | 12
6 | 12
7 | 12
8 | 12
9 | 12
10 | 12
11 | 12
12 | 12
SITE CAPA.png
NOTA CAPA.png
NOTA FOTOS 01.png
NOTA FOTOS 02.png
NOTA FOTOS 03.png
NOTA FOTOS 04.png
NOTA FOTOS 05.png
NOTA FOTOS 06.png
NOTA FOTOS 07.png
NOTA FOTOS 08.png
NOTA FOTOS 09.png
NOTA FOTOS 10.png

O Jardim Botânico Benjamim Maranhão celebra nesta quinta-feira (28) seus 25 anos de criação com um dia de atividades especiais. A programação começou às 9h30, com  a entrega, pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), das cadeiras Julietti, equipamento que vai garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção às trilhas do espaço. A Reserva de Vida Silvestre Mata do Buraquinho é apenas a segunda unidade de conservação estadual do nordeste a adquirir o equipamento.

O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, celebrou a importância do Jardim Botânico como espaço ímpar, disponível em poucas capitais brasileiras. “Agora esse espaço vai unir meio ambiente e acessibilidade. Isso vai trazer oportunidade para muita gente contemplar e utilizar esse espaço tão bonito. É um grande passo na democratização do acesso à natureza”, afirmou.

O secretário executivo de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Radomécio Leite, parabenizou a equipe e falou da excelência do trabalho técnico realizado. “São pessoas que atuam na preservação, na conscientização, na educação, que é tão essencial. Essa é uma responsabilidade coletiva e ainda mais importante nesse momento de instabilidade global relacionada ao meio ambiente”, afirmou. Ele representou a secretária da pasta, Rafaela Camaraense.

As cadeiras Julietti permitem que pessoas com mobilidade reduzida tenham a experiência de percorrer as trilhas mais difíceis em meio à natureza. Os equipamentos foram testados durante o evento por Waldir Válber Pereira e Diara Gouveia. Diara afirmou que a cadeira representa inclusão. “Com isso as pessoas com deficiência podem fazer parte das atividades, participar e fazer o que tem vontade”, afirmou.

O gestor da Escola Ana Paula, da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Alisson Xavier, destacou o poder de transformação que uma oportunidade tem na vida de pessoas com deficiência. “Esse equipamento vem para transformar e trazer bem-estar e qualidade de vida por meio da acessibilidade. Muitos dos nossos alunos estão tendo a oportunidade de conhecer esse espaço pela primeira vez e vão poder desfrutar dele”, afirmou.

O coordenador do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, Bruno Assis, explicou que as cadeiras serão operadas pelos funcionários do espaço para garantir a segurança dos usuários. As trilhas estão disponíveis de terça à sábado, sempre às 9h e 14h. É possível fazer o registro no próprio local, mas recomenda-se que grupos grandes e pessoas com deficiência que pretendem utilizar as cadeiras agendem com antecedência, o que pode ser feito por meio do telefone (83) 32187880.

Apresentação cultural - O evento foi marcado pela apresentação do grupo vocal do Instituto dos Cegos, que apresentou duas canções. A estudante Natália Farias, que também faz parte da instituição, apresentou um número de dança. As performances emocionaram os presentes e deixaram claro o poder da arte no processo de inclusão e socialização.

Autoridades - Também participaram do evento a vice-presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Ana Carla Perazzo, a defensora pública e Coordenadora do Núcleo Especial dos Direitos Humanos, Dra. Fernanda Peres, a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, entre outras autoridades.

Programação - A comemoração segue no turno da tarde, a partir das 13h30, com trilha fotográfica, exposição e visita guiada no meliponário, oficina de plantio no bambu e exposição botânica; além da distribuição de mudas, que ocorre durante todo o dia.